Semec inicia nesta quarta-feira (20) a pré-matrícula para alunos com deficiência

A pré-matrícula será realizada via internet e presencialmente nas unidades escolares, com agendamento prévio.

A partir desta quarta-feira (20) a Secretaria Municipal de Educação (Semec) disponibilizará vagas para novos alunos com deficiência na rede pública de ensino de Belém.

A pré-matrícula será realizada via internet e presencialmente nas unidades escolares, com agendamento prévio, garantindo acesso aos alunos que não têm internet disponível em casa.

O período de matrículas exclusivo para alunos com deficiência é uma novidade este ano. A secretária municipal de educação, Márcia Bittencourt, revela que encontrou um grande problema na rede municipal: a lotação de crianças com deficiência juntas em salas de aula com muitos alunos.

Pré-matrículas nas escolas municipais para crianças com deficiência começam nesta quarta-feira (20). Foto/Divulgação

“Havia turmas com oito, dez crianças com diferentes deficiências. E hoje nós abrimos um filtro na matrícula para que se cumpra efetivamente a legislação, atendendo a quantidade adequada de alunos com deficiência por turma, diminuindo o número total de crianças em sala de aula”, explica a secretária. As turmas da rede municipal de educação são inclusivas, esclarece a secretária.

Entre os dias 20 e 21, a pré-matrícula será exclusiva para os alunos com deficiência. Os interessados podem acessar o site https://prematricula.belem.pa.gov.br ou se direcionarem a uma das unidades escolares da rede municipal, com os seguintes documentos: 

– certidão de nascimento ou carteira de identidade;

– cópia do comprovante de residência;

– ressalva ou histórico escolar;

– cartão com o Número de Identificação Social (NIS);

– cópia do CPF dos alunos que já possuam;

– Cartão Nacional de Saúde (Cartão SUS);

– laudo médico da deficiência (caso possua).

E para alunos inscritos no programa Bolsa Família, o responsável deverá apresentar o cartão ou a folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico).

– 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Oficina de cinema em Manaus promove integração cultural e dá voz a jovens migrantes e amazonenses

O projeto contou com 44 alunos, que aprenderam desde a concepção de ideias e roteiros até a produção, captação e edição de vídeos, utilizando apenas celulares.

Leia também

Publicidade