Herança histórica: Pará e Portugal tem mais de 20 cidades com o mesmo nome

O Pará é considerado a maior colônia de portugueses no Brasil e possui cidades irmãs de Portugal.

É fato que Portugal tem uma relação histórica com o Brasil desde a colonização no início do século XVI. Apesar da associação ser mais forte entre Portugal e alguns Estados do sudeste e nordeste, o Pará é um Estado de grande influência portuguesa pelo mundo.

Começando pelo fato de que um dos bairros mais importantes de Lisboa é Belém, onde há a Torre de Belém, imponente monumento do século XVI. Além disso, é possível perceber a influência portuguesa no Pará por meio dos nomes das cidades, bairros e até na culinária.

Você sabia que Portugal e o Pará tem 23 cidades com os nomes iguais? O Portal Amazônia listou  as cidades paraenses com o nome de localidades portuguesas. Confira:

Bairro de Belém, em Lisboa. Foto: Anderson Araújo/Arquivo Pessoal

Contexto histórico

Para entender essa relação é necessário lembrar do processo de colonização na Amazônia. Apenas em 1616 a área da Amazônia em que o Pará faz parte foi colonizada. Isso porque Portugal se preocupa com as ameaças de invasão de franceses e ingleses, que queriam tomar o território.

A frota de Francisco Caldeira Castelo Branco chega em Belém em 1616, no século XVII. Depois de um tempo, perceberam que a região não gerava tantos lucros, como a cana de açúcar no Nordeste ou o café do Rio de Janeiro. Além disso, havia um distanciamento geográfico e político do resto do país, o que aproximava a região de Portugal. 

Assim, o então Estado de Grão Pará e Maranhão acabou ganhando cidades consideradas irmãs de cidades em Portugal. É o caso de Aveiro, a ‘Veneza Portuguesa’, que possui uma rua de nome Belém do Pará no Centro histórico. Já a Aveiro paraense fica no Oeste do Estado, próximo de Santarém, outra cidade com nome lusitano..

Casarios e azulejos na Aveiro portuguesa. Foto: Anderson Araújo/Arquivo Pessoal

Outra cidade homônima é Bragança, que em território português está próximo à fronteira com a Espanha, no Norte do país. Já a paraense tem uma ligação estreita com estrangeiros franceses comandados por Daniel de La Touche, que por ali passaram pelo Rio Caeté no século 17. 

Confira as 23 cidades de nomes homônimos:

Alenquer
Almeirim
Alter do Chão
Aveiro
Barcarena
Beja
Belém
Bragança
Chaves
Faro
Melgaço
Monte Alegre
Nazaré
Óbidos
Odivelas (No Pará, São Caetano de Odivelas)
Oeiras
Ourém
Porto de mós
Salvaterra
Santarém
Soure
Vila do Conde
Viseu
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Árvore amazônica, Samaúma é escolhida como logomarca do Brics Brasil

Com cores relacionadas às bandeiras dos países-membros e gigante da floresta amazônica como inspiração para a logo, a Presidência do Brasil apresenta projeto visual do Brics 2025.

Leia também

Publicidade