Circuito promove gastronomia, música e concurso de melhor prato, em Belém

No próximo sábado, dia 10, uma rica agenda cultural, à base de muita gastronomia, está programada para o Mercado de Carne Francisco Bolonha, no Complexo do Ver-o-Peso. É a terceira edição do Circuito Gastronômico – Mercado Criativo, promovido pela Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). A programação é gratuita e ocorre das 9h às 20h, com a expectativa de receber um público de mais de 3 mil pessoas.

Foto:Divulgação/Prefeitura de Belém

Nesta terça-feira (6), no Mercado Bolonha, foram apresentados os pratos produzidos por dez boieiras, das 30 que, atualmente, participam do projeto. Durante a edição de sábado (10), os visitantes poderão escolher o melhor prato por meio de votação popular.

“Vamos escolher a melhor receita. As cozinheiras estão criando um prato criativo fora do cardápio costumeiro e haverá uma premiação surpresa. Convidamos o público para essa votação”, antecipou Claudia Sadalla, coordenadora do Circuito Gastronômico e diretora de Negócios da Codem.

A prévia dos pratos elaborados demonstrou que as participantes não economizaram na criatividade e nem abriram mão dos ingredientes regionais com muitos toques refinados. Como é tradição, reinou o uso de espécies de peixe regionais como filhote, pescada, gó e pirarucu.

Foto:Divulgação/Prefeitura de Belém

Destaques

Muitas foram as combinações apresentadas na montagem dos pratos. Filé de gó empanado na batata, acompanhado com molho verde, de chicória e jambu, somado ao arroz verde com camarão regional foi a rica receita e aposta de Landi Gaia, de 42 anos. “Esse evento é uma oportunidade de acrescentaramos mais conhecimento àquele que já tínhamos. Aprendemos mais sobre mistura, arrumação dos pratos e uso de temperos. Estamos preparados para servir 60 pratos”, ressaltou Landi.

Natural da cidade de Abaetetuba, localizada no Baixo Tocantins, Maria de Nazaré Martins, de 57 anos, vai para a disputa com dourada ao molho de tucumã com farofa de camarão. “Estou feliz em participar desse evento e de ter me capacitado”, disse.

Filhote na manteiga ao molho de gengibre é o suculento prato com o qual Ana Alves irá concorrer ao título. “Esse evento movimenta o mercado e é muito bom pra gente”, afirmou a cozinheira, que trabalha há 40 anos na área do Ver-o-Peso.

“Todos estão uma delícia, gostei de todos que provei. Esses pratos vão chamar um grande público”, opinou Tiele Tunas, de 25 anos, comerciante do Mercado Bolonha.

Referência entre os especialistas de gastronomia paraense, Rubem Lobato, conhecido como Rubão, ressaltou a importância do evento. “Esse Circuito é importante, pois evidencia nossa rica cozinha e possibilita novos conhecimentos”, enalteceu o especialista. Rubão estará presente na programação juntamente com outros chefs como Daniela Martins e Herlander Andrade.

Foto:Divulgação/Prefeitura de Belém

Música e tapiocaAlém de experimentações saborosas, o Circuito Gastronômico – Mercado Criativo vai oferecer uma programação com as bandas da Guarda Municipal Belém, a Orquestra de Violoncelos da Amazônia, de Mestre Curica e dos DJs Bernardo Pinheiro e Albery. O público também vai poder experimentar as tapiocas vencedoras da edição Mosqueiro, do Circuito Gastronômico, realizado no final do mês de julho.
Capacitação

O Circuito Gastronômico integra o projeto “Belém Cidade Criativa da Gastronomia”, lançado em 2015, e coordenado pela Codem. O Circuito Gastronômico possibilita ainda a capacitação das boieiras, promovida pela Prefeitura de Belém, em parceira com a Universidade da Amazônia (Unama).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Pará perde Mestre Laurentino; artista completaria 99 anos em janeiro de 2025

Natural da cidade de Ponta de Pedras, na Ilha do Marajó, ele era conhecido como o roqueiro mais antigo do Brasil.

Leia também

Publicidade