Belém: Divisão de Vigilância Epidemiológica alerta sobre nova cepa variante do SARS-CoV-2

O alerta determina que as unidades de saúde realizem a notificação imediata dos casos suspeitos de pacientes oriundos do Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), emitiu um alerta na última sexta-feira (15), para as unidades de saúde do município ajudarem a identificar pacientes que possam estar infectados pela nova cepa variante do SARS-CoV-2.

O alerta determina que as unidades de atendimento de saúde realizem a notificação imediata dos casos suspeitos e confirmados em Belém de Covid-19 de pacientes que sejam oriundos dos estados do Amazonas, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. 

Teste de Covid – Foto: Alessandra Serrão/NID-Comus

“Tivemos que emitir este alerta devido a chegada de várias pessoas de Manaus. Elas deram entrada através do Sistema Único de Saúde (SUS) e estão em Belém. Então, provavelmente, essas pessoas podem estar com a nova variante do SARS-CoV-2 e que deve estar circulando na capital”, informou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde de Belém, Claudio Guedes Salgado.

“Nós precisamos, agora, coletar este material, entender qual é a cepa que está circulando em Belém e fazer, eventualmente, o bloqueio dela. Queremos diminuir a chance dessa nova variante circular na capital através da identificação desses casos”, explicou o diretor.

O alerta orienta que os hospitais públicos e privados do município devem encaminhar uma ficha de notificação com informações detalhadas do paciente suspeito para a equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sesma.

Claudio Guedes ainda orienta a população que reforce as medidas de prevenção e controle contra o coronavírus. “Precisamos que a população reforce o isolamento domiciliar e tome os cuidados de prevenção como o uso obrigatório de máscara, a lavagem das mãos com água e sabão e manter o distanciamento social adequado”, recomendou. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Amazônia onde a violência campeia sem controle

Conflitos gerados por invasões de terras configuram hoje o principal eixo estruturante da violência na Amazônia Legal, segundo conclui o estudo Cartografia das Violências na Amazônia.

Leia também

Publicidade