Manaus 30º • Nublado
Terça, 28 Junho 2022

Não seja refém de canais de vendas

Segunda-feira (03/10) o maior aplicativo de mensagens instantânea e seu grupo (WhatsApp, Instagram e Facebook)ficou fora do ar de 9h às 17h, tivemos algumas lições com base nisso, mesmo não sendo a primeira, segunda e terceira vez, muito menos a última vez. Mas como nós somos seres que procuramos facilidades é de se imaginar que o WhatsApp dominaria nossas rotinas e tornaria tudo mais perto e simples com apenas alguns toques no celular.

Novamente sofremos com essa ausência de comunicação com todos, família, amigos, trabalho, equipes remotas etc. A questão é clara que somos dependentes dessa ferramenta, até reestruturamos as comunicações em outros aplicativos ou até mesmo ligarmos para resolver o que poderíamos fazer com uma mensagem, já perdemos horas e produtividade.

Em uma outra situação que particularmente em meu ciclo de amizades é bem comum, é utilizar o aplicativo como arquivo, com links, senhas, mensagens, marcadores, lembretes etc. Já que quase tudo eu resolvo pelo WhatsApp, nada mais justo que armazenar tudo nele que posso para facilitar minha vida, ontem não foi diferente e claro, fiquei refém disso.

Reprodução: Divulgação

Outro cenário interessante é das vendas online via mensageiro, existem empresas que só vendem pelo whatsapp, se abstendo de sites, ecommerce, checkout, regras de gateway, xmls, integrações, APIs etc. Confesso que mesmo que eu trabalhe com isso quase diariamente, às vezes é complicado, algumas empresas parecem não conhecer os padrões de comportamento dos usuários e mais dificultam do que ajudam, nada impossível.

Mas e quem só vende via WhatsApp como ficou seu faturamento? E quem vende no instagram? Quem vende só nos grupos de facebook? Consegue imaginar a situação do cidadão? O título do artigo já faz sentido agora para você ?

Em uma situação plausível, quase impossível mas aconteceu, nada desesperador mas deixo o questionamento. Você é refém de um único canal de venda?

Com o avanço da tecnologia, existem diversas startups em diversas cidades, em pólos de tecnologia com soluções financeiras e tecnológicas para justamente evitar que você seja refém de apenas um canal, com visão mercadológica para facilitar a vida do empreendedor e principalmente do micro e do pequeno, soluções acessíveis, descomplicadas e inovadoras para seu negócio, vale a pesquisa.

Em um caso de uma empresa com quem trabalho, veja que bobagem,o sistema de gestão de e-commerce deles, fornece envio em massa de e-mails e SMS, qual empresa envia SMS ainda não é? Quem envia e-mail hoje? Quem poderia imaginar que essas ferramentas seriam utilizadas como foi ontem?

Na ausência de um planejamento 360° muitas vezes você se coloca refém de um canal de venda, e a gestão de crise manda alô nos momentos de apuros kkkkk. Certamente muitos empresários irão repensar seus modelos justamente seguindo meu conselho, não por eu ser o dono da verdade e sim pelo apuro que se encontraram, sei que é difícil principalmente para o menor pensar em tantos pontos, mas estou aqui fazendo meu papel, auxiliando.

Dependendo de como é seu planejamento e plano de negócio, o WhatsApp é um canal de venda ou apenas um canal de comunicação, Instagram e FaceBook também. Então eu trouxe algumas poucas soluções que podem ajudar muito você principalmente se você utilizar de forma inteligente, e integrada aos conteúdos, ou quem sabe como forma de levar e trazer audiência fazendo com que elas se movimentem dentro de seus canais, aumentando seu score e conduzindo elas a saberem todos os canais de comunicação que você adota.

Antes quero lhe recordar que quase todo material que você possa consumir na internet como: E-book, lançamento, estreita, material etc. geralmente pede-se nome, e-mail e celular, certo? Certo!

E-mail marketing: O único meio que não mudou desde a criação da internet e pelo visto não irá mudar, todas as plataformas utilizam então, pode confiar.
Como crescer a base? Seja com uma lista através de um conteúdo gratuito, uma live que você envia o material por email, seu CRM etc.

(não envie e-mail para pessoas que não lhe entregou o e-mail, consiga sua lista)

Como utilizar: Conteúdos específicos pelo email, newsletter dependendo de seu nicho, códigos promocionais, aviso de eventos e lançamentos, envio de link de pagamento, pesquisas de satisfação etc.

SMS: O meio que fica permeando dentro das estratégias mas as pessoas principalmente nos dias de hoje, possuem incentivo ao uso como gratuidade das operadoras.

Como crescer a base: Basicamente da mesma forma que o e-mail, conteúdos para serem distribuídos e com a finalidade de coletar os dados do cliente, o próprio CRM já deve lhe fornecer, campanhas de captação ativa etc.

Como utilizar: Lembretes de eventos, códigos promocionais, direcionar pro site, ou algum conteúdo interessante em uma rede social, apoio aos demais canais, envio de link de pagamento etc.

Esses dois canais, basicamente as plataformas lhe fornecem gratuitamente, é um plus dentro do pacote de serviço que você assina, e tenho que reforçar que são essenciais para uma comunicação integrada, diversos canais de comunicação, procure respeitar os limites de cada, com suas respectivos comportamentos, por exemplo: Não enviar textos longos via SMS, este canal é apoio ou pequenas informações. Esse feeling é imprescindível para o sucesso da estratégia.

Lembre-se também de utilizar esses meios em apoio a conteúdos, nem sempre a pessoa que acessa o conteúdo no e-mail vai ver no instagram, por exemplo, precisa entender da sua persona e eu falei sobre isso neste artigo aqui (Se seu cliente é todo mundo, você está perdendo dinheiro) implemente uma canal por vez até consolidar antes de partir para o segundo, e lembre-se o mercado não espera!


Aldo Melo

É Mercadólogo, Pós-graduado em Metodologia do Ensino Superior, MBA Executivo em Administração e Negócios, Esp. em Neuromarketing. Fundador da Agência Conectar - Comunicação e Marketing.

Veja mais notícias sobre O mercado não espera!.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 29 Junho 2022

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/