Sem organização, como saber se o negócio funciona? Como saber se o negócio é rentável? Como saber se a estrutura de custos é viável?
Um tema sempre presente na coluna é a organização financeira. E acho super pontual falarmos disso no começo de 2021 também. Afinal de contas, a organização financeira para quem empreende é peça-chave nos resultados.
Sem organização, como saber se o negócio funciona? Como saber se o negócio é rentável? Como saber se a estrutura de custos é viável?
O primeiro passo para a organização é o convencimento. Por se tratar de uma tarefa enjoada de fazer, temos que aceitar e nos convencer de que ela precisa ser feita sempre.
A partir disso, bora pensar na forma como executar isso:
O passo fundamental é o registro das entradas e saídas e categorização desses lançamentos. Separar os custos, gastos e despesas em “caixas”. Dá para usar um livro caixa, uma planilha, sistema de computador e aplicativos de celular.
Mas, como eu sempre digo: tente desenvolver uma forma própria de controlar os registros. Não dá para bater cabeça procurando uma ferramenta que vai se adaptar perfeitamente (e na hora) com a sua necessidade.
Outro passo importante é ter a disciplina e transformar esse registro em uma rotina. As rotinas facilitam o funcionamento dos nossos negócios e ajudam na nossa execução e na busca por melhorar nossa eficiência.
Registrando e separando as despesas nas categorias, vamos para o próximo passo que é a análise. Separar os custos em fixos e variáveis é um caminho para entender as despesas que existem mesmo sem vendas e aquelas que estão associadas à execução do nosso trabalho.
Entender o motivo, quando, como e quanto custam as despesas são as respostas que queremos dessa análise. Entender como melhorar nossa eficiência reduzindo custos é uma das melhores armas que o empreendedor tem para aperfeiçoar o negócio.
Como eu disse, saber o que acontece com o dinheiro é o direcionamento para termos as respostas. Analisar as semanas, os meses e qualquer outro período que você preferir só será possível se você gerar os dados (os registros) e transformar os dados em informação (analisar os números).
A manutenção do seu fluxo de caixa atualizado é um amigo para todo empreendedor que quer profissionalizar a gestão.