Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Quinta, 05 Agosto 2021

Organização financeira no começo do ano

Um tema sempre presente na coluna é a organização financeira. E acho super pontual falarmos disso no começo de 2021 também. Afinal de contas, a organização financeira para quem empreende é peça-chave nos resultados.

Sem organização, como saber se o negócio funciona? Como saber se o negócio é rentável? Como saber se a estrutura de custos é viável?

O primeiro passo para a organização é o convencimento. Por se tratar de uma tarefa enjoada de fazer, temos que aceitar e nos convencer de que ela precisa ser feita sempre.

Foto: Scott Graham/Unsplash

 A partir disso, bora pensar na forma como executar isso: 

O passo fundamental é o registro das entradas e saídas e categorização desses lançamentos. Separar os custos, gastos e despesas em "caixas". Dá para usar um livro caixa, uma planilha, sistema de computador e aplicativos de celular.

Mas, como eu sempre digo: tente desenvolver uma forma própria de controlar os registros. Não dá para bater cabeça procurando uma ferramenta que vai se adaptar perfeitamente (e na hora) com a sua necessidade.

Outro passo importante é ter a disciplina e transformar esse registro em uma rotina. As rotinas facilitam o funcionamento dos nossos negócios e ajudam na nossa execução e na busca por melhorar nossa eficiência. 

Registrando e separando as despesas nas categorias, vamos para o próximo passo que é a análise. Separar os custos em fixos e variáveis é um caminho para entender as despesas que existem mesmo sem vendas e aquelas que estão associadas à execução do nosso trabalho.

Entender o motivo, quando, como e quanto custam as despesas são as respostas que queremos dessa análise. Entender como melhorar nossa eficiência reduzindo custos é uma das melhores armas que o empreendedor tem para aperfeiçoar o negócio.

Como eu disse, saber o que acontece com o dinheiro é o direcionamento para termos as respostas. Analisar as semanas, os meses e qualquer outro período que você preferir só será possível se você gerar os dados (os registros) e transformar os dados em informação (analisar os números).

A manutenção do seu fluxo de caixa atualizado é um amigo para todo empreendedor que quer profissionalizar a gestão.

Veja mais notícias sobre O Jeito Baré de Empreender.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 05 Agosto 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/