Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Sábado, 17 Abril 2021

Começando devagar: o MVP

Existe um conceito muito difundido no empreendedorismo chamado "mínimo produto viável". Talvez, seja mais fácil encontrar com a sigla em inglês como MVP.

Bom, como o nome diz, estamos falando da menor possibilidade de testar um produto/serviço antes de mergulhar de cabeça nessa ideia.

Pensa comigo:

Vamos dizer que você tem uma habilidade enorme na cozinha, sua família adora e seus amigos te elogiam sempre que podem experimentar suas guloseimas. Então, você decide empreender nessa área. O que você faz: aluga um espaço, compra o mobiliário e equipa uma cozinha profissional ou faz tudo de casa com os recursos disponíveis? 

Foto: Jo Szczepanska / Unsplash

O ideal é começar pequeno. Afinal de contas, você não sabe se vai ter demanda, se o público vai gostar e se vai dar dinheiro.

O MVP não significa que você não acredita no seu produto/serviço, mas que antes você quer testar algumas funcionalidades, alguns sabores e algumas técnicas antes de fazer investimentos maiores nesse projeto.

Precisamos lembrar que o momento econômico no nosso país, também, faz com que sejamos mais conservadores nessa opção. Então não é todo mundo que tem um dinheiro livre para fazer esses testes.

O principal no MVP é aproveitar para testar tudo que for possível e pegar o feedback dos clientes. E assim executar as melhorias possíveis. Além do mais, permite entender melhor a estrutura de custos e orientar o projeto dentro de uma dinâmica mais enxuta.

A percepção sobre os custos iniciais pode abrir um caminho mais profundo na busca por melhores preços com os fornecedores, otimização do processo para evitar desperdícios e encontrar as melhores formas de entrega. E, com os testes feitos, você terá mais segurança e evidências para mergulhar de cabeça nesse novo negócio. Sabendo o que precisa ser feito e o que deve ser evitado para manter o crescimento constante.

Vale lembrar que o MVP serve para, basicamente, qualquer negócio. Costuma ser muito associado com tecnologia, porém serve para o comércio, indústria, confecções, alimentação e serviços em geral.

Vale lembrar o mais importante: o MVP constrói confiança para empreender. Muitos têm medo pela possibilidade de investir um alto valor e não dar certo. Começando aos poucos, as incertezas vão sendo vencidas pontualmente.

O importante é começar! 

Veja mais notícias sobre O Jeito Baré de Empreender.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 17 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/