Manaus 30º • Nublado
Sexta, 22 Outubro 2021

3 erros em uma crise que você precisa corrigir

É comum acharmos que em uma crise global não há muito o que fazer. No ano passado voltou à tona o termo "antifrágil" e ser melhor em situações inesperadas ou desconhecidas.

Claro que muita gente fala disso sem a menor ideia do que são as fragilidades em um negócio. Não é o caminho mais conhecido trabalhar as fragilidades e dificuldades na hora de empreender.

O foco, na maioria das vezes, é naquilo que é novo, transformador e pode gerar mais resultados.

Foto: Reprodução/Unsplash

Esse é o primeiro erro precisamos estar ligados e corrigir. Não conhecer as falhas, ameaças e erros do nosso negócio. Há algum tempo li sobre o conceito de autocanibalização, de como o empreendedor deve estar preparado para destruir o próprio negócio.

Para isso é fundamental conhecer bem o que está vendendo, oferecendo e produzindo. Se você é capaz de acabar com o seu negócio antes da concorrência, terá duas opções: aperfeiçoar o que você faz e assim se perpetuar ou perceber que é hora de partir para outro negócio.

O segundo vacilo em uma crise. É não se modernizar e ficar para trás. Essa pandemia do novo coronavírus acelerou a digitalização dos mais diferentes tipos de negócios. Muitos desses já tinham os planos de fazer isso, mas acabaram deixando para depois até não ter outra opção.

Ainda assim, tem muita gente que não se tocou da importância de ter essa presença digital, de facilitar o acesso dos clientes aos produtos e serviços oferecidos.

O último erro que quero comentar é sobre a falta de preparação para o próximo passo. A falta de planejamento estratégico e visão de futuro culmina em destruição por descaso. É preciso olhar para frente.

Não sabemos como será o futuro, a saída dessa crise e como a economia global vai reagir. Mas você está se preparando para qual cenário? Um aspecto essencial do planejamento é a projeção de diferentes cenários: um pessimista, um moderado e um otimista.

Como você vai se preparar se não sabe o que esperar? O erro de viver apenas um dia após o outro estando bem o não é algo que deve ser evitado. Mesmo não estando nas melhores condições, vale o exercício e olhar para frente.

Assim é possível encontrar respostas e executar mudanças estruturais para passar pela crise e aproveitar uma possível recuperação mais na frente.

É aquela história do errar é humano, mas repetir o erro é burrice.

Errando, aprendemos e seguimos em frente. Nem todo erro permite uma correção rápida, portanto esteja preparado para ser mais providente. 

Veja mais notícias sobre O Jeito Baré de Empreender.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 22 Outubro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/