Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Virada Sustentável Manaus está com inscrições abertas para artistas e projetos culturais

Virada Sustentável Manaus está com inscrições abertas para artistas e projetos culturais

Com objetivo de unir cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade, a Virada Sustentável Manaus está selecionando artistas e projetos culturais para integrar a programação da quinta edição do festival, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de julho, em mais de 20 pontos da cidade. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até essa segunda-feira, dia 10 de junho, através do site: www.viradasustentavel.org.br/manaus.

O edital contempla projetos que se enquadram nas modalidades de teatro, dança, tradução em libras, música, grafitti, artes cênicas e artes gráficas. Cada oponente pode se inscrever individualmente ou em grupo. Para receber o financiamento financeiro, é necessário cadastramento de pessoa jurídica representante, mediante o envio de comprovação, no prazo a ser estipulado pelo festival.

Foto: Divulgação

Para auxiliar os artistas que não são formalizados e desejam se inscrever, a organização da Virada Sustentável Manaus realizará uma oficina sobre o processo para se tornar Microempreendedor Individual (MEI). O encontro será no dia 25 de junho, na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), localizada na Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10.

O edital de adesão de artistas não tem um número pré-definido de vagas para cada categoria. Os projetos devem, obrigatoriamente, estar relacionados a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Alguns exemplos são igualdade de gênero, saúde e bem-estar, consumo e produção responsáveis, educação de qualidade, redução das desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis e erradicação da pobreza.

Segundo a coordenadora da mobilização, Paula Gabriel, a proposta é valorizar os artistas locais que utilizam seu trabalho e influência para disseminar informação e conscientizar a sociedade sobre questões de relevância social. “Buscamos atrações culturais que apresentem a sustentabilidade e seus diferentes temas a partir de uma abordagem positiva, inspiradora e alegre, proporcionando uma virada de consciência na população”, explica.

Para a seleção das iniciativas, a organização do festival levará em conta três quesitos principais: relevância e atratividade do conteúdo para o público, aderência à proposta da Virada Sustentável e capacidade de atendimento, pela organização, das necessidades técnicas dos projetos.

 

O festival

A Virada Sustentável promove a articulação entre pessoas, grupos e instituições públicas e privadas, que têm em comum o objetivo de engajar a população para a transformação da cidade, concretizando ações que garantam um futuro melhor para o planeta.

Toda a programação é construída de forma colaborativa, em conjunto com a sociedade, oferecendo ao público a oportunidade de participar de uma série de atividades gratuitas, tais como oficinas, exposições, shows, debates, palestras, intervenções artísticas, entre outras.

A quinta edição da Virada Sustentável Manaus, via Lei de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Uber Eats, Bemol e CMPC, copatrocínio da Liberty Seguros e parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Além disso, possui colaboração da Whirlpool, Honda, Votorantim, Grupo Martins/IAMAR, World Animal Protection, Instituto Sabin, Shopping Manaus Via Norte, ARMOR  Brasil, Local Hostel Manaus, Local Hostel Figueiredo, Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Agência Oto e Up Comunicação Inteligente.

 

É uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Fundação Amazonas Sustentável (FAS), e realização Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/