Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Uirapuru

Imagine um pássaro que, quando canta, toda a floresta fica em silêncio para ouvir e apreciar a beleza dos seus sons. Esse é o uirapuru que, aqui no Brasil, ainda pode ser chamado de muitas outras maneiras diferentes: irapuru, virapuru, arapuru e tangará, além de rendeira e realejo.

Esses nomes, provenientes da língua tupi, fazem referência a mais de quinze tipos diferentes de pássaros que são conhecidos como variações do uirapuru-verdadeiro, que pertence à espécie Cyphorhinus aradus.

Uirapuru-verdadeiro / Foto: Divulgação

Características gerais do uirapuru 

Essas diferentes espécies de uirapuru tem muitas combinações de cores de pena. O uirapuru-verdadeiro é vermelho escuro, quase cor de telha, com marrom; alguns indivíduos de outras espécies são cinza com o peito branco; alguns têm o corpo preto e a cabeça totalmente amarelada e outros tantos têm o corpo avermelhado e uma espécie de capa preta.

As pernas costumam ser bem compridas e os pés são grandes, o que permite que o uirapuru tenha movimentos bem ágeis. Em termos de alimentação, o cardápio costuma incluir frutas e pequenos insetos, especialmente formigas. Em média, o uirapuru-verdadeiro tem em torno de 12 centímetros de altura, que guardam um canto sem igual.

Uirapuru cinza com o peito branco/ Foto: Divulgação

O uirapuru é um pássaro nativo da América do Sul, e no Brasil pode ser encontrado em quase toda a floresta amazônica. É um animal silvestre que não pode ser mantido em cativeiro e que, infelizmente, está sob perigo de extinção.

Veja mais notícias sobre NotíciasU.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/