Uirapuru

 A ave está presente em praticamente toda região amazônica, inclusive em outros países que fazem fronteira com o Brasil.

Imagine um pássaro que, quando canta, toda a floresta fica em silêncio para ouvir e apreciar a beleza dos seus sons. Esse é o uirapuru que, aqui no Brasil, ainda pode ser chamado de muitas outras maneiras diferentes: irapuru, virapuru, arapuru e tangará, além de rendeira e realejo.

Esses nomes, provenientes da língua tupi, fazem referência a mais de quinze tipos diferentes de pássaros que são conhecidos como variações do uirapuru-verdadeiro, que pertence à espécie Cyphorhinus aradus.

Uirapuru-verdadeiro / Foto: Divulgação

Características gerais do uirapuru 

Essas diferentes espécies de uirapuru tem muitas combinações de cores de pena. O uirapuru-verdadeiro é vermelho escuro, quase cor de telha, com marrom; alguns indivíduos de outras espécies são cinza com o peito branco; alguns têm o corpo preto e a cabeça totalmente amarelada e outros tantos têm o corpo avermelhado e uma espécie de capa preta.

As pernas costumam ser bem compridas e os pés são grandes, o que permite que o uirapuru tenha movimentos bem ágeis. Em termos de alimentação, o cardápio costuma incluir frutas e pequenos insetos, especialmente formigas. Em média, o uirapuru-verdadeiro tem em torno de 12 centímetros de altura, que guardam um canto sem igual.

Uirapuru cinza com o peito branco/ Foto: Divulgação

O uirapuru é um pássaro nativo da América do Sul, e no Brasil pode ser encontrado em quase toda a floresta amazônica. É um animal silvestre que não pode ser mantido em cativeiro e que, infelizmente, está sob perigo de extinção.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Contaminação por mercúrio de peixes do rio Madeira é o dobro do aceitável no Amazonas

Estudo realizado pela UEA também mostrou grande presença de coliformes no Rio Negro.

Leia também

Publicidade