Toadas de Boi-Bumbá são aprovadas como Patrimônio Cultural Imaterial no Amazonas

A toada, gênero musical que dá ritmo à cultura dos bois-bumbás em todo o Amazonas, tornou-se Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. A aprovação do projeto de lei 221/2016, de iniciativa da deputada estadual Alessandra Campêlo (PMDB) aconteceu na quinta-feira (20) no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas, em Manaus.

“O projeto faz justiça e valoriza culturalmente a toada de boi-bumbá, assim outros ritmos são consagrados nacionalmente, entre eles no samba, a bossa nova, o carimbó. Nada mais justo do que aqui no Amazonas nós termos também o reconhecimento pelo Poder Legislativo do ritmo que caracteriza a cultura dos bois tanto de Parintins quanto de outros municípios”, comentou Alessandra.

Foto: Reprodução/Facebook-Manauscult

De acordo com o presidente do Instituto Cultural Ajuri (INCA), Marcos Moura, o reconhecimento do ritmo como Patrimônio Cultural Imaterial significa a valorização dos músicos, compositores, mestres, folcloristas e artistas que vivem o dia a dia dos bois-bumbás no Amazonas, mantendo viva uma herança cultural que agregou valor à nossa identidade.

“A aprovação desse projeto da deputada Alessandra, que tem sido uma guerreira na defesa do povo amazonense, é uma das mais legítimas conquistas da cultura popular no nosso Estado, até porque tem um aspecto pedagógico, pois o seu conteúdo trata de temas transversais de interesse público”, comentou Moura.

Além do projeto aprovado pela Assembleia, atualmente tramita no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) processo de registro do boi-bumbá do Amazonas como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Você conhece as mascotes dos times de futebol da Região Norte?

As mascotes de time são uma tradição no mundo, não só no futebol, mas em todo ambiente esportivo, pois elas são fundamentais para a representação do processo cultural de uma agremiação.

Leia também

Publicidade