Bois do Amazonas recebem certificado de Patrimônio Cultural do Brasil

 
Na tarde desta última terça-feira (28) Bois-Bumbas do Amazonas receberam o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil. A cerimônia foi feita no Palácio do Planalto em Brasília (DF). A entrega do certificado é parte da cerimônia da Ordem do Mérito Cultural. Ela é considerada a maior honraria pública da Cultura, entregue a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira.

Agora o Governo Federal por meio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tem responsabilidade sobre estas manifestações culturais, para que não se perca com o passar do tempo. A Kátia Bogéa que é Presidente do (IPHAN) conta sobre a responsabilidade destas manifestações culturais.

“O titulo trás a obrigação jurídica do Governo Brasileiro através da Iphan, de fazer a salva guarda desta manifestação, para que as gerações futuras do que possa colocar em fragilidade a manifestação,possa ser trabalhado junto com os detentores e que isso seja algo importante na formação da multicultural identidade Brasileira”,disse.

Claro que o reconhecimento foi bastante comemorado por aqueles que se orgulham de fazer desse folclore, uma das maiores expressões da cultura nacional. Os presidentes dos Bois-Bumbas contam com alegria sobre esta cerimonia.

“Parintins,Amazonas e o Norte do Brasil; hoje está em festa com o reconhecimento do festival folclórico de Parintins dos bois Garantido e caprichoso,a gente fica muito feliz, por receber essa honraria que nos deixa cada vez mais fortes”, contou o presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso.

O Presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, conta que é sempre bom passar essas culturas para as futuras gerações.

“Isso é um selo de qualidade que hoje nossa festa está tendo, é sempre bom passar nossa cultura para os filhos e netos para eles seguirem esse mesmo amor que nós sentimos pra representar a gente lá na frente.

No ano de 2018 a competição completou 53 anos entre os bois no Festival Folclórico de Parintins. 

 
 
 
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade