Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Bois do Amazonas recebem certificado de Patrimônio Cultural do Brasil

Bois do Amazonas recebem certificado de Patrimônio Cultural do Brasil
 
Na tarde desta última terça-feira (28) Bois-Bumbas do Amazonas receberam o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil. A cerimônia foi feita no Palácio do Planalto em Brasília (DF). A entrega do certificado é parte da cerimônia da Ordem do Mérito Cultural. Ela é considerada a maior honraria pública da Cultura, entregue a pessoas, grupos artísticos, iniciativas ou instituições a título de reconhecimento por suas contribuições à cultura brasileira.

Agora o Governo Federal por meio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tem responsabilidade sobre estas manifestações culturais, para que não se perca com o passar do tempo. A Kátia Bogéa que é Presidente do (IPHAN) conta sobre a responsabilidade destas manifestações culturais.

"O titulo trás a obrigação jurídica do Governo Brasileiro através da Iphan, de fazer a salva guarda desta manifestação, para que as gerações futuras do que possa colocar em fragilidade a manifestação,possa ser trabalhado junto com os detentores e que isso seja algo importante na formação da multicultural identidade Brasileira",disse.

Claro que o reconhecimento foi bastante comemorado por aqueles que se orgulham de fazer desse folclore, uma das maiores expressões da cultura nacional. Os presidentes dos Bois-Bumbas contam com alegria sobre esta cerimonia.

"Parintins,Amazonas e o Norte do Brasil; hoje está em festa com o reconhecimento do festival folclórico de Parintins dos bois Garantido e caprichoso,a gente fica muito feliz, por receber essa honraria que nos deixa cada vez mais fortes", contou o presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso.

O Presidente do Boi Caprichoso, Babá Tupinambá, conta que é sempre bom passar essas culturas para as futuras gerações.

"Isso é um selo de qualidade que hoje nossa festa está tendo, é sempre bom passar nossa cultura para os filhos e netos para eles seguirem esse mesmo amor que nós sentimos pra representar a gente lá na frente.

No ano de 2018 a competição completou 53 anos entre os bois no Festival Folclórico de Parintins. 
 
 
 

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/