Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Sistema de mapeamento virtual registra trânsito de resíduos sólidos no Brasil

Na corrida contra os lixões, a Associação Brasileira de Empresas de Resíduos e Efluentes (Abetre) e Ministério do Meio Ambiente lançaram recentemente o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). A ferramenta digital mapeia o trânsito de resíduos sólidos do país. É a primeira vez que o Brasil adotará um sistema eficiente de mapeamento.

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Segundo Luiz Gonzaga, presidente da Abetre, o sistema começou em 2019 quando já dispunham de um programa on-line que fazia a rastreabilidade do ponto onde o resíduo é gerado até o seu destino adequado. Então, o que melhora com a obrigatoriedade através da portaria do Ministério?

A partir daí, ele garante que todas as empresas que geram resíduos em estabelecimentos públicos e outros passarão, a partir de 1º de janeiro de 2021, a informar toda a condução dessas 79 milhões de toneladas, anual, que geramos no país. E quanto aos lixões clandestinos?

De acordo com Luiz Gonzaga, o Brasil tem atualmente 3.257 lixões. Infelizmente, segundo ele, isso se deve muito às autoridades locais que postergam o assunto.

Veja mais notícias sobre NotíciasMeio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/