Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Vacinação de idosos em instituições de longa permanência inicia nesta terça-feira (26)

Os 116 idosos que residem na Fundação Doutor Thomas (FDT) serão imunizados contra a Covid-19, nesta terça-feira (26). Detalhes do planejamento de vacinação foram definidos nesta segunda (25).

De acordo com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, todos os idosos residentes na fundação serão vacinados. "A determinação é iniciar imediatamente com o público do Doutor Thomas, a vacinação dos idosos que residem em instituições de longa permanência, conforme previsto pelo plano nacional de imunização, que inclui esse grupo prioritário na primeira fase da campanha".

Foto – Ruan Souza / Semcom

Além dos idosos, também receberão a vacina, os profissionais de saúde que têm contato direto com os internos, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Este grupo inclui cuidadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos, copeiros e maqueiros. No total, são 230 servidores que atuam no local.

Os vacinadores da Divisão de Imunizações da Semsa estarão na Fundação Doutor Thomas entre 10h e 21h e a vacina utilizada será a CoronaVac, com protocolo de aplicação em duas etapas e intervalo de duas a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose.

O atendimento a idosos e profissionais da fundação deve ser concluído em um único dia. "Apenas aqueles que estiverem com sintomas gripais não devem ser vacinados, porque nesses casos há contraindicação da vacina, e eles serão atendidos depois", explica a secretária.

Shádia Fraxe acrescenta que a programação para os residentes nas outras três instituições da mesma categoria, em Manaus, está sendo concluída e a vacinação será feita nos próximos dias, conforme cronograma a ser estabelecido pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae).

A presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, informa que os idosos residentes na instituição têm entre 60 e 105 anos e que aproximadamente 70% estão na condição de acamados. Para estes, a vacinação será feita no próprio leito. Ela acrescenta que um plano interno foi criado, para facilitar a atuação dos vacinadores, organizando o acesso às vacinas por ordem de prioridade nos diferentes pavilhões.

Outros idosos

Quanto as demais pessoas idosas, a secretária Shádia Fraxe esclarece que a vacinação deve começar na próxima semana. A Semsa ainda não recebeu a parte correspondente ao município de Manaus, da vacina AstraZeneca/Oxford enviada no último domingo (24), ao Amazonas.

"Já temos 50 equipes de vacinadores disponíveis prontas para este trabalho, conforme orientação do prefeito David Almeida, e tão logo ocorra o recebimento das novas doses e o conhecimento da quantidade disponível, a prefeitura vai finalizar o planejamento da imunização e divulgar locais e horários de atendimento ao público contemplado", afirma Shádia Fraxe.

Os dois grupos previstos nesta próxima etapa são os idosos de 70 a 74 anos, com comorbidades, e os idosos que têm 75 anos ou mais. 

Veja mais notícias sobre CidadesSaúdeAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/