Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Universidade de Manaus produz álcool em gel para combater o coronavírus

Para diminuir os riscos de transmissão do coronavírus (COVID-19) e proteger a saúde de alunos e colaboradores, técnicos da Escola de Saúde do Centro Universitário do Norte (Uninorte) estão produzindo o próprio álcool em gel em laboratório. A iniciativa é de uma equipe de técnicos liderados pelo professor Geverson Façanha, do Laboratório de Farmacotécnica da Unidade 1, situada no bairro Centro.

"Decidimos começar a produção para ajudar nesse momento em que não encontramos álcool em gel em quantidade suficiente nas lojas", explica o professor. "A produção é para consumo próprio, em quantidade suficiente para alunos e funcionários", completa.

O álcool em gel será disponibilizado nas unidades para uso da comunidade acadêmica. O professor garante a eficácia do produto, que é fabricado em ambiente adequado por técnicos capacitados.

Foto: Divulgação

"A eficiência é igual a dos industrializados pois garantimos a concentração correta do álcool, que deve ser de 70%", diz. Os outros materiais utilizados na composição são o carbopol e a trietanolamina, produtos químicos que devem ser manuseados por indivíduos que tenham conhecimento técnico e estejam familiarizados com o processo de produção.

Medidas de segurança

A disponibilização do álcool em gel nas unidades da Uninorte faz parte de uma série de cuidados que a instituição adotou para garantir a proteção de alunos e colaboradores contra o coronavírus. Orientações sobre a melhor forma de higienização e cuidados básicos de saúde estão disponíveis para a comunidade acadêmica em cartazes e em todos os canais oficiais da universidade.

A instituição conta ainda com uma equipe de monitoramento da situação do vírus para garantir que todas as recomendações de saúde feitas pelos órgãos públicos e de vigilância sejam seguidas.

Foto: Divulgação
Como usar álcool em gel corretamente

O uso do álcool em gel é um dos principais aliados no combate à disseminação do coronavírus. Ele funciona como uma alternativa à lavagem das mãos, quando não existe acesso à água e sabão. Mas as pessoas devem ficar atentas: o álcool em gel pode não funcionar se as mãos estiverem muito sujas ou oleosas.

Confira o jeito mais eficaz de usar o produto, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC):

  • Retirar todos os acessórios (anéis, pulseiras e outras joias) das mãos;
  • Aplicar a quantidade recomendada no rótulo do produto na palma de uma mão;
  • Esfregar o produto até cobrir a superfície completa de ambas as mãos, incluindo os dedos, as pontas dos dedos e unhas
  • Esfregar até que o gel seque sobre a pele após alguns segundos.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/