Tocantins registra dois casos suspeitos de sarampo

A Secretaria de Saúde do Tocantins está em alerta para a reintrodução do vírus do sarampo, erradicado no estado desde o ano 2000. Nesta quarta-feira (10), foram registrados dois casos suspeitos nas cidades de Palmas e Araguaína.

No ano passado, no Tocantins, a cobertura da vacina tríplice viral, utilizada para imunização contra sarampo, caxumba e rubéola, foi de 83,24%, não atingindo a meta de 95% do público alvo.

A Secretaria informou que o Estado está em constante contato com os municípios para reforçar a busca ativa de quem não se vacinou, principalmente crianças de um ano. Mas há a preocupação com a falta de interesse da população, que acaba ficando vulnerável ao vírus.

O sarampo é uma doença infecciosa, altamente transmissível e contagiosa e pode levar ao óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa por meio de secreções respiratórias. Os principais sintomas são manchas vermelhas na pele, febre alta e dor cabeça.

A vacina é gratuita e está disponível em todas as unidades básicas de saúde.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade