Prefeitura de Manaus divulga site para consulta a data e local de vacinação de idosos

Nova fase de imunização, que contempla pessoas de 65 a 69 anos, inicia nesta segunda-feira (1º)

As pessoas idosas de 69 anos, grupo que abre o cronograma da nova etapa da campanha municipal de imunização contra a Covid-19 nesta segunda-feira (1º) devem verificar no sistema Imuniza Manaus, na opção ‘Consultar 1ª Dose’, a hora e o local do seu atendimento. A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e vale para os 6.695 usuários que já fizeram o cadastro no sistema.

Para quem ainda não fez o cadastro, a recomendação é de que realize o registro no Imuniza e, conforme o calendário, se dirija ao ponto de vacinação mais próximo do seu local de moradia.

A secretária interina de Saúde, Aline Rosa Martins, afirma que os 9,5 mil idosos que representam a população de pessoas de 69 anos vivendo em Manaus serão vacinados, ainda que, por algum motivo, não tenham conseguido realizar o cadastro.

“No entanto, reforçamos que, aqueles que puderem, acessem o sistema e informem os dados solicitados, porque o cadastro é uma ferramenta de facilitação do atendimento nos postos de vacinação”.

Aline explica que, ao receber quem já foi cadastrado, a equipe de vacinadores apenas compara os dados registrados no sistema com os documentos do usuário e confirma a aplicação da dose.

“Com isso, evita-se falhas de registro e se reduz o tempo de espera, garantindo mais comodidade aos que buscam os postos, além de mais segurança na imunização”, enfatizou.

A secretária destaca que o cadastramento é uma das medidas adotadas pela Semsa para aprimorar os processos relativos à vacinação contra a Covid-19 e que está alinhada à orientação do prefeito David Almeida de assegurar celeridade, transparência e eficiência em todas as etapas da campanha.

Além daqueles com 69 anos, devem fazer o cadastro no Imuniza Manaus todos de idade inferior, de forma decrescente, até os 60 anos. Para isso, devem escolher o item ‘Cadastro de Idosos’ e informar dados pessoais de identificação, telefone, endereço, e-mail e indicar se são portadores de comorbidades, escolhendo entre as opções apresentadas.

Prioritários

A vacinação dos idosos de 65 a 69 anos vai ocorrer de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com o atendimento de uma idade por dia, de forma decrescente, ficando o sábado reservado para os que não puderam comparecer durante a semana a um dos seis pontos de vacinação montados nas quatro zonas geográficas da cidade.

O planejamento da Semsa é vacinar essa faixa etária em uma semana e, na semana seguinte, dar início à vacinação dos que têm entre 60 e 64 anos. Os dois grupos fazem parte das populações prioritárias do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Recomendações

Mesmo que esteja cadastrado no sistema Imuniza, o idoso deve apresentar no posto de vacinação, obrigatoriamente, documento de identidade original com foto e CPF. Aqueles que estiverem com sintomas gripais ou qualquer outro processo de adoecimento precisam aguardar e só devem receber a vacina quando estiverem plenamente recuperados.

Os que tiveram suspeita ou confirmação de Covid-19 devem ser vacinados apenas 30 dias após o início dos sintomas.

Além dos novos grupos, continuam a ser vacinados os idosos de 70 anos e mais, além dos trabalhadores da saúde pertencentes aos grupos anteriores e que ainda não receberam a primeira dose de vacina. Também estão sendo vacinados os trabalhadores da saúde que já estão no prazo de receber a segunda dose.

Cronograma de Vacinação – 65 a 69 anos

Segunda (1º) – Pessoas com 69 anos
Terça (2) – Pessoas com 68 anos
Quarta (3) – Pessoas com 67 anos
Quinta (4) – Pessoas com 66 anos
Sexta (5) – Pessoas com 65 anos
Sábado (6) – Pessoas de 65 a 69 que não puderam se vacinar durante a semana

Postos de Vacinação

Zona Norte:

Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran – AM (Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova)
Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandú, 119 – Cidade Nova)

Zona Sul e Centro-Sul:

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222- Crespo)

Estacionamento da Universidade Paulista (Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque Dez de Novembro)

Zona Leste

Clube do Trabalhador do SESI (Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I)

Zona Oeste

Balneário do Sesc (Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada)

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade