Manacapuru, no Amazonas registra 152 casos suspeitos de sarampo

O município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), registrou 152 casos suspeitos de sarampo, com o fato, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), instalou na cidade, uma Sala de Situação de Resposta Rápida em Sarampo, com o objetivo de intensificar as ações de vigilância em saúde e assistência aos pacientes com suspeita da doença.

Segundo o diretor-presidente da FVS, Bernardino Albuquerque, Manacapuru apresenta baixa cobertura vacinal e orienta para que as pessoas procurem as unidades de saúde do município para a imunização. “O sarampo é uma doença imunoprevenível, ou seja, pode ser evitada através da vacina, que está disponível em todas as unidades da rede atenção básica”, afirmou.

Ações

Em Manacapuru, a maioria dos casos suspeitos estão em pessoas de 15 a 29 anos, com 42% das notificações, e 35% são menores de cinco anos de idade.

Prevenção

A secretária executiva adjunta de Atenção Especializada do Interior, Edylene Santos destacou a importância da integração de toda a rede de atenção à saúde, e orientou sobre o contágio do vírus em aglomerações.

“Estamos em momento crítico, tendo em vista o início das comemorações juninas, jogos da Copa e festas temáticas em várias cidades do interior. Esses espaços de festividade têm como característica aglomerações que facilitam a incidência de doenças transmissíveis, como é o caso do sarampo. O vírus do sarampo é extremamente contagioso e seu período de transmissão é de 10 dias, por isso, é essencial que a população procure as unidades de saúde para se vacinar. Essa é a forma mais efetiva para evitar a doença”, alertou.

Boletim

De acordo com a 11ª edição do boletim Sarampo do Amazonas, divulgado na quarta-feira (6), o Estado tem 905 casos notificados da doença, sendo 842 em Manaus.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade