Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Mais de 18 mil profissionais da saúde não se vacinaram contra a Covid-19 no Amazonas

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) indicam que 18.536 trabalhadores da saúde ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Amazonas. O número corresponde a 19% do público alvo da campanha para esse público, que mantém uma rotina de exposição constante ao vírus. Diante disso, a secretaria estadual de saúde tem reforçado o apelo para que profissionais ainda não vacinados busquem a imunização.

Foto: Herick Pereira/Secom-AM

O Amazonas possui 96.579 trabalhadores de saúde cadastrados para receber a vacina, desse total, 78.043 já tomaram a primeira dose, o que corresponde a 80,81%, e 14.815, o equivalente a 15,33%, receberam a segunda dose. A meta da campanha é vacinar 95% desses profissionais, o que corresponderia a 91.751 trabalhadores.

Em Manaus – município com o maior número de trabalhadores de saúde em atividade –, conforme os dados do vacinômetro da FVS, 55.534 trabalhadores já receberam a primeira dose, o equivalente a 87,7% dos 63.317 trabalhadores cadastrados. Na capital, 12,3% dos profissionais ainda precisam ser imunizados. 

Mais expostos

Os profissionais de saúde estão expostos a um risco maior, que a população em geral, ao contágio pelo vírus da Covid-19. Conforme a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, Angela Desireé, a vacinação do profissional de saúde causa uma cadeia de proteção, tanto para ele, quanto para a família e para os pacientes.

"É importante que todos os profissionais de saúde tomem a vacina e completem seus esquemas de vacinação com as duas doses. Desta forma, além de se proteger, ele protege os outros profissionais de saúde de hospitais e clínicas onde atuam, protege os familiares e protege também a população que vai ser atendida por ele nas unidades de saúde", pontuou a coordenadora, sobre a importância da vacinação.

Para a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-AM, a vacina representa um avanço em direção ao controle da pandemia e todos devem colaborar para frear a disseminação do vírus. 

Veja mais notícias sobre NotíciasCidadesSaúdeAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/