Evento virtual debate ‘Tabagismo em tempos de pandemia’

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco

Para debater a relação entre o tabagismo e o novo coronavírus (Covid-19), a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) realiza, na próxima sexta-feira (28/08), às 9h, o webinário “Tabagismo em tempos de pandemia”. O evento ocorre em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto), e será transmitido pela página do Facebook da unidade hospitalar.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Instituída em 1986 pela Lei Federal nº 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.

A programação do evento virtual contará com as presenças do médico cardiologista e coordenador estadual do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco do Câncer, Aristóteles Alencar; do especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, André Luiz Oliveira; e do professor assistente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Mário Sérgio Monteiro Fonseca.

Foto: Divulgação

Programação

O webinário trará as palestras “O Dia Nacional de Combate ao Fumo”, às 9h; “Controle Sanitário do Tabagismo no Brasil em Tempos de Pandemia”, às 9h30; e “Tabagismo e Covid – existem implicações”, às 10h. O evento conta com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC-AM) e da Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC).

Óbitos

Segundo o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, o tabagismo se tornou a maior causa de morte isolada e evitável do mundo. Como ex-fumante e médico, Mourão diz que o tabagismo é o maior fator de risco para doenças cardiovasculares e respiratórias, além de mais de 20 tipos e subtipos de cânceres. Ele lamenta que todos os anos morram mais de 8 milhões de pessoas pelo uso do tabaco, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Tabagismo e coronavírus

A Covid-19 é uma doença viral e altamente inflamatória que se instala inicialmente no aparelho respiratório, pontua Aristóteles Alencar, tanto que os exames principais de controle são a tomografia de tórax e o controle da saturação de oxigênio.

“O fumante já apresenta, em função do uso continuado e prolongado do tabaco, lesões no aparelho respiratório, como bronquite e enfisema. Essas alterações patológicas se constituem no terreno ideal para a proliferação do vírus”, alerta o médico.

Controle estadual de tabagismo

Hoje, no Amazonas, conforme Aristóteles Alencar, o programa tem realizado ações de prevenção e controle do tabagismo. Ele cita os treinamentos, agora realizados por meio virtual, devido à pandemia, das equipes de saúde que tratam os fumantes, que estão localizadas no interior do estado.

Segundo o médico especialista, também são comemoradas as datas pontuais, como o dia 29 de agosto, Dia Nacional de Combate do Fumo, e o dia 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, por meio de palestras regulares nas escolas da rede pública. Contudo, ele frisa que as ações presenciais foram suspensas devido à pandemia. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade