Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Erradicada em 2006, Doença de Chagas reaparece no Pará

Erradicada em 2006, Doença de Chagas reaparece no Pará
No mês de agosto, o Instituto Evandro Chagas confirmou dois surtos de Doença de Chagas em fase aguda, no município do Acará, no Pará. O primeiro deles foi encaminhado ao Instituto em julho; e o segundo foi descoberto em agosto.

Já foram confirmados 20 casos de infecção e pelo menos um óbito de paciente idoso. Os pesquisadores acreditam que nos dois surtos a doença foi transmitida para famílias por via oral, pela ingestão de açaí contaminado com fezes do parasita causador da Doença de Chagas: o barbeiro (Rhodnius prolixus).

Foto: Reprodução/TV Brasil
Em entrevista à Agência Brasil, a cardiologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Dra. Fernanda Weiler, sobre os casos da doença de chagas no Pará.

"É uma tristeza isso estar acontecendo. Em 2006, o Brasil chegou a receber um certificado de erradicação de transmissão da doença, mas daquela forma de transmissão tradicional em que o barbeiro se escondia nas paredes das casas antigas e durante a noite picava a pessoa, ao picar defecava perto da pele, a pessoa coçava a região e o tripanossoma entrava na corrente sanguínea e causava a doença de chagas", explica a cardiologista.

A médica explica que os novos casos da doença que estão surgindo são por contaminação indireta, ou seja, pela ingestão do barbeiro, que é triturado junto com os alimentos. Essa forma de contágio costuma ocorrer com a ingestão do açaí e do caldo de cana.

“É uma preocupação nova. A gente vai ter que melhorar nossa vigilância sanitária, vai ter que tomar algumas providências para que essa transmissão seja interrompida porque a doença de chagas é uma doença crônica, então, às vezes não é detectada logo no contágio. Ás vezes demora 20 anos para surgir o primeiro sintoma. Essa contaminação pode estar em maior escala do a gente está percebendo”, complementa.
Foto: Divulgação/Instituto Peabiru
A doença de Chagas é uma doença infecciosa, causada por um parasita e tem várias formas de transmissão. A transmissão oral é atualmente considerada a mais comum. A Vigilância Sanitária recomenda cuidado no consumo de alimentos preparados em condições precárias.

Os principais sintomas da Doença de Chagas são inchaço e febre prolongada. Também são comuns dores no corpo, na cabeça, falta de ar, inchaço ao redor dos olhos ou irritação da pele. A doença é crônica, mas existe tratamento na rede pública e ele pode evitar a evolução para insuficiência cardíaca.

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/