Em Rondônia, plano de vacinação contra a Covid-19 é divulgado pela Sesau

Data para início da aplicação das doses ainda não foi divulgada. Municípios serão responsáveis pela aplicação na população.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) divulgou detalhes da logística de distribuição da vacina contra o novo coronavírus em Rondônia. As informações foram passadas pelo secretário Fernando Máximo em entrevista coletiva na quinta-feira (24).


Conforme a Sesau, o estado vai seguir as normas e protocolos do Ministério da Saúde, que é o responsável por adquirir e enviar as vacinas.

O secretário disse que recebeu do governo Federal a informação de que todas as vacinas com segurança e eficácia comprovadas podem ser adquiridas. Ele apresentou uma lista com as vacinas em produção. No topo da lista estavam as vacinas Coronavac (Butantan) e Astrazeneca/Oxford (Fiocruz).

Foto: TV Globo/Reprodução

Veja como será a distribuição:

  • Vacinas chegam de avião no Aeroporto Governador Jorge Teixeira.
  • Elas serão levadas por caminhões com câmaras frias até a rede de frios de Porto Velho.
  • Em seguida vão para as regionais de Ariquemes, Rolim de Moura, Cacoal, Vilhena e Ji-Paraná.
  • Depois as regionais fazem o transporte das cargas para o restante dos municípios.
  • Cada município será responsável pela aplicação nos seus moradores.

De acordo com Fernando Máximo, o governo já tem 700 mil seringas em estoque e a Agevisa encomendou mais um milhão. Considerando a população de Rondônia e que a vacina vai ser dividida em duas doses, serão necessárias mais de 3,6 milhões de seringas.

A vacinação deve ocorrer em várias etapas priorizando as pessoas com mais de 75 anos, idosos de 60 a 74 anos em asilos e profissionais da saúde.

Veja os grupos definidos:

  • Fase 1: Profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e pessoas entre 60 e 75 anos que estão internados em asilos e instituições psiquiátricas.
  • Fase 2: Pessoas entre 60 e 74 anos que não estão internados em asilos e instituições psiquiátricas.
  • Fase 3: Cardiopatas, diabéticos, hipertensos, transplantados, pessoas com câncer, anemia falciforme e outras doenças.
  • Fase 4: Professores, funcionários de escola, profissionais de Segurança Pública, forças armadas, forças acessórias, apenados, funcionários do sistema prisional, quilombolas, moradores de rua e portadores de deficiência.

A data exata para o início da vacinação ainda não foi estabelecida. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade