Manaus 30º • Nublado
Sexta, 17 Setembro 2021

Conheça alguns alimentos da região Amazônica e seus benefícios para a saúde

Buriti, camu camu, cará Roxo, pupunha, tucumã, açaí, araçá e bacuri são alguns dos produtos regionais consumidos no Amazonas. Além de serem encontrados com facilidade em feiras e mercados de Manaus, eles são ricos em nutrientes.

O bioquímico e mestre em alimentos, Jeronilson Almeida, listou alguns dos benefícios proporcionados à saúde pelo consumo de alimentos típicos da Amazônia.

Almeida destaca a importância de um prato colorido para a ingestão das vitaminas necessárias ao organismo.

Açaí é rico em propriedades nutricionais/ Reprodução: Internet

O bioquímico e mestre em alimentos, Jeronilson Almeida, listou alguns dos benefícios proporcionados à saúde pelo consumo de alimentos típicos da Amazônia.

Almeida destaca a importância de um prato colorido para a ingestão das vitaminas necessárias ao organismo.

"O amazonense não tem o hábito de comer legumes, a gente vê o prato composto de arroz, feijão, macarrão, farinha e uma proteína que é o frango, a carne ou o peixe. Então você vê quatro tipos de carboidratos e o organismo fica recebendo glicogênio e todo mundo engorda. Se você colocar um quiabo, um maxixe, as verduras comuns da região, balanceia a dieta", exemplifica.

Peixes também devem ser consumidos com frequência. Segundo o pesquisador, a diferença entre pescado nos rio e os de viveiro é a concentração de gordura. Os criados em viveiros tem maior percentual. Ainda assim, eles apresentam grande concentração de sais minerais e além de ômega 3 e ômega 6.

O bioquímico listou alguns produtos regionais que devem entrar na dieta. 


Confira os benefícios apontados:

Buriti

Fruta é usada no preparo de picolé/ Reprodução: Internet

É a fruta com maior concentração de vitamina A. Mesmo contendo gordura, pode ser consumida para balancear a dieta. Almeida alerta que o consumo excessivo de produtos ricos em vitamina A podem gerar complicações ao rins e ao fígado. A indicação é consumir o suco da fruta, ou em preparos como picolé, pudim e flan.

Camu camu

Fruto tem mais vitamina C que a laranja/ Reprodução: Internet

É a fruta com maior concentração de vitamina C do mundo. Segundo o mestre em alimentos, ela é nativa das regiões de várzea do Amazonas e há poucos anos começou a ser plantada em terra firme, o que tem facilitado a comercialização da fruta na capital.

Cará Roxo

Produto costuma ser consumido acompanhado de café / Reprodução: Internet

O produto é rico em fibra e antocioanina, que é um metabólico capaz de reduzir o envelhecimento celular. O consumo costuma ser feito com o produto cozido ou em preparações de bolos.

Macaxeira

Macaxeira é encontrada em feiras e mercados da cidade/ Reprodução: Internet

Da família das raízes, assim como o cará, apresenta concentração de fibras além de amido, sendo assim, uma opção saudável para substituir o pão francês. Dentre as várias formas de consumo, o recomendado é cozido por manter as propriedades.

Pupunha

Pupunhas são comercializadas em cafés regionais na cidade de Manaus/ Reprodução: Internet

É rica em vitamina A e fibras, sendo indicado o consumo do produto com coloração mais acentuada, porque, segundo o bioquímico, quanto mais forte for o tom de laranja, maior a concentração da vitamina.

Tucumã

Tucumã / Reprodução: Internet

Rico em vitamina A e em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino. Quanto mais alaranjado, maior a concentração de vitamina A. Almeida recomenda comprar o produto para descascar em casa e evitar o risco de contaminação.

Bacuri

Bacuri é encontrado em feiras/ Reprodução: Internet

Além do açaí, muitas outras frutas tropicais são ricas em nutrientes, como o bacuri, que possui bons teores de fibra alimentar, ajudando na digestão, e de vitamina B2, que auxilia na produção de energia para o organismo.

Açaí

Açaí/ Reprodução: Internet

Rico em propriedades nutricionais, o fruto se destaca por apresentar teores consideráveis de antocianinas e vitamina E, estruturas antioxidantes que combatem os radicais livres, diminuindo, assim, o estresse oxidativo.

Estudos epidemiológicos vêm mostrando que o consumo de frutas ricas em antocianinas diminui o risco de doenças cardiovasculares, processo inflamatório e diversos tipos de câncer. O açaí apresenta teor elevado de ácidos graxos insaturados, considerado como gordura 'boa'. Apesar das propriedades nutricionais, o fruto não deve ser consumido em demasia, devido ser calórico.

Consumo


Segundo a Organização Mundial da Saúde, cada pessoa deve consumir cerca de 100 kg de frutas por ano, um dado que, no Brasil, chega a apenas 62 kg por habitantes.  Pesquisadoras constataram na população a deficiência de vários minerais e vitaminas, encontradas em frutas da região. As frutas apresentam diversas vitaminas que trazem uma série de benefícios para o ser humano, seja para o corpo, como pele, cabelo, seja para a prevenção de algumas doenças.

Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúdeGastronomia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 17 Setembro 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/