Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Conheça 5 tipos de plantas encontradas na Amazônia que ajudam no tratamento capilar

aloe-vera-3739793_1920

O cabelo é uma das principais partes do corpo que envolvem diretamente a estética e a autoestima das pessoas. Para que o cabelo se mantenha saudável, é preciso fazer alguns tratamentos e ter cuidados para que eles se mantenham bonitos.

O Portal Amazônia conversou com a pesquisadora Alzira Oliveira, do Projeto Manjericão, para nos ajudar a listar plantas que auxiliam no tratamento capilar e podem ser encontradas na Amazônia. Confira:

Alecrim 

O Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) é da família da Lamiaceae e pode ser utilizado no tratamento de caspa e queda de cabelo. No caso da caspa, é recomendado que suas folhas e flores sejam usadas no banho.

No caso de queda de cabelo, o recomendável seja que usado o óleo do Alecrim in natura na área do couro cabeludo. 

Foto: Reprodução/Pixabay

Amor Crescido 

Também conhecido como 'flor de seda', o Amor Crescido (Portulaca pilosa L.) é uma planta do gênero Portulacaceae usada no tratamento de quedas de cabelo, no qual suas hastes e folhas são usadas em forma de sumo, no qual a planta é triturada em um pilão ou liquidificador até que se consiga retirar todo o líquido da planta.

Foto: Reprodução/BioDiversity4All

Babosa ou Aloe Vera

Da família da Xanthorrhoeacea, a Babosa, popularmente conhecida como Aloe Vera (Aloe vera (L.) Burm. F.) é uma das plantas mais usadas no tratamento capilar e provavelmente a mais conhecida. Suas folhas podem ser utilizadas para auxiliar no cuidado de tratamentos capilares, caspa e hidratação. 

Em união com as plantas, arruda e catinga de mulata, o banho ajuda na redução e combate da caspa. No uso de sumo, é retirado a baba da folha, que auxilia na hidratação dos cabelos e nos tratamentos capilares diversos.

Foto: Reprodução/Pixabay

Capim Santo

Se você está precisando de uma ajuda para queda de cabelo, o Capim Santo pode ajudar. Também conhecido como 'Capim cheiroso', 'Capim marinho' e 'Capim limão', o nome científico é Cymbopogon citratus (DC.) Stapf. 

Também é muito usado no tratamento capilar por meio da decocção ou infusão, no qual a planta é fervida junto com a água e os compostos benéficos são extraídos durante a fervura.

Foto: Divulgação

Urtiga

A Laportea aestuans (L.) Chew, popularmente conhecida como Urtiga, é da família Urticaceae. Sua raiz é comumente usada no tratamento de caspa, durante a realização do banho.

Foto: Reprodução/Pixabay

Veja mais notícias sobre AmazôniaSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/