Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Avanços no combate ao câncer gástrico: sequenciamento revela particularidades da Amazônia

Bactérias e informática são os pilares da dissertação defendida pelo engenheiro da computação Daniel Avelar, no Programa de Pós-Graduação em Oncologia e Ciências Médicas (PPGOCM/NPO) da Universidade Federal do Pará (UFPA). De maneira geral, utilizou-se o método da metatranscriptômica para fazer uma caracterização taxonômica dos microrganismos presentes no microbioma associado ao câncer gástrico de pacientes paraenses do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Foram utilizadas informações de 81 pessoas internadas entre 2014 e 2017.

A associação entre Biologia e Tecnologia distingue a bioinformática, uma área que tem sido impulsionada desde a década de 1970. O processo computacional permite o sequenciamento de material genético (DNA e RNA) e o armazenamento dos dados em arquivos de texto. Com base nesse processo, são construídos algoritmos para identificar e comparar as características biológicas de determinada amostra. Em outras palavras, por meio de um método in silico (ou seja, dentro do computador), consegue-se saber se dado material genético pertence ao genoma humano ou ao genoma bacteriano.

No sentido lato, a metatranscriptômica possibilita a análise dos microrganismos presentes em certo microbioma, sem a necessidade de montar culturas individuais. "Um estudo de transcriptômica analisa o sequenciamento de RNA humano. Já um estudo de metatranscriptômica se preocupa com o RNA não humano", explica o engenheiro. "O interessante é que o método garante a perenidade da amostra, ou seja, ela não deixará de existir e também poderá ser aproveitada em outras investigações, como análise de mutação do câncer gástrico, análise do perfil de expressão etc. Isso significa que, com base em um único sequenciamento, podem ser feitos vários estudos", afirma.

Na dissertação, foram utilizadas três ferramentas: Trimmomatic, para efetuar um controle de qualidade nos dados; Centrifuge e Recentrifuge, para gerar a informação sobre a taxonomia e visualizar os dados com confiabilidade.

Imagem: Gerd Altmann/Pixabay

Particularidades da Amazônia 

Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas cuja característica comum é o crescimento desordenado de células, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O acelerado processo de divisão celular, que torna as partículas agressivas e incontroláveis, leva à formação de tumores: os quais podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. A velocidade de multiplicação celular e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (processo conhecido como metástase) também influenciam na determinação do tipo de câncer.

Ainda segundo o Inca, o câncer gástrico é o quarto tipo mais frequente entre os homens e o sexto, entre as mulheres, no Brasil. Além do seu elevado percentual de mutação, o câncer de estômago é grave, porque seu diagnóstico é geralmente tardio. Em seu estudo, Daniel Avelar destaca que o excesso de sal na dieta, a pouca ingestão de vegetais e de frutas frescas, o consumo abundante de álcool, o hábito de fumar, bem como o histórico familiar e genético são alguns fatores de risco. Outras associações recorrentes são a infecção pela bactéria H. pylori e a presença do vírus Epstein-Barr (EBV) no microbioma estomacal.

Por mais que não se possam generalizar os resultados, o trabalho fornece alguns insights sobre o câncer gástrico na Amazônia. Entre as descobertas, destacam-se a identificação de quatro gêneros de bactérias comumente encontrados em investigações semelhantes. São eles: Helicobacter, Prevotella, Streptococcus e Leptotrichia. Isso atesta a viabilidade do método da metatranscriptômica. Outro ponto importante foi o elevado percentual de amostras positivas para o EBV.

"Pela literatura, espera-se que 10% das amostras de câncer gástrico sejam positivas para o EBV. O estudo deu pistas de que talvez, na Amazônia, essa incidência seja duas vezes maior. Não sabemos ainda o porquê, por isso é preciso mais pesquisa na área",

avaliou Daniel Avelar.

Em projetos futuros, espera-se descobrir a associação entre determinadas bactérias e o câncer gástrico em estágio inicial.

Imagem: Reprodução/Inca

Na visão do autor, a dissertação tem importância científica e social, pois dá indícios sobre a microbiota da população paraense, já que a maior parte das pesquisas semelhantes é feita com a população europeia e/ou chinesa (onde há mais investimento). Além disso, a identificação e a classificação das bactérias efetivamente presentes na microbiota de câncer gástrico ajudam na recomendação de tratamentos específicos para as pessoas que vivem na Amazônia. "No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamentos específicos geralmente são mais caros e mais raros. A Medicina de Precisão ainda é uma lacuna no Sistema Único de Saúde (SUS) e um estudo desta natureza pode contribuir para superá-la", avalia.

Sobre a dissertação: Caracterização taxonômica em análise de metatranscriptômica do câncer gástrico na população paraense foi apresentada por Daniel Avelar, no Programa de Pós- Graduação em Oncologia e Ciências Médicas (PPGOCM/NPO), da Universidade Federal do Pará, em 2022, com orientação do professor Fabiano Cordeiro Moreira.


*O conteúdo foi originalmente publicado pelo Jornal Beira do Rio, edição 166, da UFPA, e escrito por Thaís Braga  

Veja mais notícias sobre Saúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/