Manaus 30º • Nublado
Sábado, 20 Abril 2024

Acre confirma Covid-19 e decreta emergência em Saúde Pública

coronavirus0503209810
O Acre confirma os três primeiros casos de coronavírus no estado. O anúncio foi feito pelo governador Gladson Camelli na tarde desta terça-feira (17). O governador afirmou que optou por não esperar o resultado da contraprova, para fazer a divulgação.
Governo do Acre anuncia ações de prevenção. (Foto:Emerson Silva/Rede Amazônica)

Os três casos passaram pelo primeiro teste e aguardam a contraprova pelo Instituto Evandro Chagas e ainda não são contabilizados pelo Ministério da Saúde. De acordo com o Secretaria de Saúde do Estado, todos os pacientes apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar.

Um homem de 30 anos e uma mulher de 50 que viajaram recentemente à São Paulo. O terceiro caso é de uma mulher de 37 anos que chegou ao estado, após viagem à Fortaleza, no Ceará. Por causa da confirmação dos casos de Covid-19, as aulas foram suspensas da creche ao ensino superior da rede pública e particular da capital Rio Branco a partir desta quarta-feira (18).

O estado está em emergência em saúde pública por causa da pandemia de coronavírus. O decreto foi publicado nesta terça-feira e tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado enquanto durar a emergência. Com isso, o executivo estadual pode realizar de despesas, inclusive com dispensa de licitação, para a contratação de profissionais da área da saúde, aquisição de medicamentos, leitos de UTI e outros insumos.

Entre outras medidas, o decreto também garante ao estado realizar de forma compulsória, exumações, necropsias e cremações. As autoridades acreanas orientam ainda que as unidades de saúde só devem ser procuradas em casos de emergência.

Com um caso de coronavírus confirmado, o governo do Amazonas e a prefeitura da capital Manaus também decretaram estado de emergência em saúde pública por 120 dias.

Em Rondônia, o governador Marcos Rocha decretou a situação de emergência pelo período de 180 dias. Rondônia segue sem casos confirmados e dois sob suspeita de covid-19.

Veja mais notícias sobre CidadesSaúde.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/