Rio Iaco em Sena Madureira transborda e atinge mais de 100 moradores em 7 bairros

Os desabrigados estão instalados no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa

O Rio Iaco em Sena Madureira, interior do Acre, transbordou nessa sexta-feira (12) e já atinge mais de 100 moradores. Desse total, 11 famílias estão em um abrigo da cidade e outras 11 em casa de parentes. Neste sábado (13), o manancial marcou 15,48 metros ao meio-dia, 28 centímetros a mais da cota de transbordo, que é 15,20 metros.

Os desabrigados estão instalados no Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa. O Corpo de Bombeiros do Acre já prepara uma quadra esportiva para receber mais moradores. Equipes estão nos bairros atendendo mais cinco chamados de retirada de famílias.

Foto: Divulgação

Com isso, até o final do dia, o número de famílias desabrigadas deve chegar a 16. Essas devem ser levadas para a quadra de esportes.

Os bairros afetados no município são:
Pista;
Cohab;
Vila Militar;
Bom Sucesso;
Vitória;
Cidade Nova;
Centro.
“Ainda está chovendo aqui hoje [sábado, 13]. Temos três equipes retirando mais famílias, com a previsão de chuva mais famílias devem sair. Está chovendo muito agora aqui”, contou o chefe das operações da enchente, sargento Antônio Carlos Queiroz.

Rio Tarauacá
Em Tarauacá, o rio que leva o mesmo nome da cidade também transbordou e dois bairros estão alagados. O manancial ultrapassou a cota de transbordo, que é 9,50 metros, nessa sexta-feira (12) e neste sábado (13) já marca 10,45 metros.

Os bairros da Praia e Triângulo são os primeiros afetados. Alguma regiões às margens da BR-364 também foram atingidas, mas ainda não há famílias desabrigadas e nem desalojadas.

Em entrevista, a coordenação da Defesa Civil Municipal disse que monitora a situação e já preparou duas escolas para abrigar moradores afetados. Além disso, há dois caminhões e equipes prontas para qualquer emergência. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade