Manaus 30º • Nublado
Sexta, 26 Abril 2024

Rio Branco e Boa Vista não desligaram sinal analógico de televisão; entenda

Rio Branco e Boa Vista não desligaram sinal analógico de televisão; entenda
O sinal analógico de TV foi desligado nesta terça-feira (14) em Macapá (AP), Porto Velho (RO), Palmas (TO) e Cuiabá (MT), locais que atingiram o percentual necessário para a realização do desligamento, acima de 90%.

Rio Branco (AC), Campo Grande (MS) e Boa Vista (RR) não atingiram o percentual. Por isso o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (GIRED) resolveu que o desligamento acontecerá nestas cidades até 31 de outubro.

Uma pesquisa do Ibope realizada entre os dias 30 de julho e 10 de agosto de 2018, revelou que em Rio Branco, 89% dos domicílios contam com sinal digital. Já em Boa Vista, a pesquisa mostrou que apenas 87% dos domicílios contam com sinal digital. Com isso, houve o adiamento de desligamento do sinal.

Foto: William Costa/Portal Amazônia
Foram desligados os sinais analógicos nas seguintes cidades: em Mato Grosso, na capital Cuiabá, além de Acorizal, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande; no Amapá, em Macapá, em Mazagão e Santana; em Tocantins, na capital Palmas, Barrolândia e Porto Nacional; em Rondônia, na capital Porto Velho e em Candeias do Jamari.

Com o desligamento do sinal analógico, as operadoras de telefonia que compraram a frequência, poderão usar o espectro para melhoramento da internet móvel.

Kit gratuito
Foto: Divulgação/Seja Digital
As famílias beneficiárias de programas federais (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e outros), que não possuem equipamento compatível com o sinal digital, têm direito ao recebimento de um kit (composto de conversor, antena e controle remoto).

Os beneficiários devem acessar a página do Seja Digital e agendar a retirada do kit ou se preferir ligar no 147 e posteriormente buscar seu kit no ponto de distribuição. A distribuição dos kits continua por mais 30 dias.

Amazon Sat DigitalO canal que é a cara e a voz do Amazônia e do amazônia, o Amazon Sat também está com sinal digital nas capitas amazônicas. Você pode assistir a programação através dos seguintes canais: em Macapá (AP) - Canal 29.1, em Porto Velho (RO) - Canal 22.1 e em Manaus (AM) - Canal 44.1. Já  Boa Vista (RR) - Canal 23.1, e Rio Branco (AC) - Canal 31.1 ainda estão com o sinal em testes, mas entrarão no ar ainda essa semana.

Caso você esteja fora da área de cobertura do Amazon Sat, você pode acessar a transmissão ao vivo pelo canal do youtube.

Veja mais notícias sobre Atualidades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 26 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/