Manaus 30º • Nublado
Quinta, 18 Abril 2024

Quem é você? O Eneagrama responde!

Quem é você? O Eneagrama responde!

Olá buscador! Hoje eu já começo te dizendo que Eneagrama é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento e transformação pessoal. Eu diria que essa ferramenta é um mapa seguro para o autoconhecimento e evolução pessoal e espiritual.

O Eneagrama estuda o ser humano por meio do mapeamento dos 9 tipos de personalidade, então, você fatalmente pertence a um desses 9 tipos e ao conhecer o seu eneatipo você consegue olhar com clareza os seus pontos fortes e seus pontos fracos. Com o mapeamento do Eneagrama você consegue observar quando está agindo no seu ponto de sombra e consegue evoluir desse estado para o lado oposto (seu lado luz), e isso acontece de forma muito mais rápida, assertiva e eficaz porque você saberá exatamente como caminhar para chegar nesse patamar mais elevado. 

Foto: Divulgação

O conhecimento dessa ferramenta nos faz mais consciente das emoções que influenciam diretamente nosso modo de agir na vida.

O que quero dizer é que a ferramenta do Eneagrama nos traz o entendimento dos padrões de comportamento, crenças, tipos de personalidades e as diferentes competências emocionais existentes em cada pessoa e isso é fantástico! 

Imagine conhecer a si mesmo de forma mais profunda. Agora imagine conhecer também os mecanismos da personalidade das pessoas com as quais você convive. Isso é conhecimento e conhecimento é poder. 

Pense comigo buscador: Se você entender qual é o seu tipo, você saberá como explorar seus pontos fortes e aprimorar seus pontos fracos, você terá então em mãos uma poderosa consciência pessoal, capaz de transformar sua realidade e seus resultados.

O Eneagrama é representado por uma mandala geométrica com 9 pontos em seu interior. Cada ponto do sistema representa um dos 09 tipos de personalidade. Então essa mandala estão representados graficamente e energeticamente os tipos essenciais de personalidade presentes na natureza humana. 

Quem conversou comigo sobre o assunto foi Sissa Lourenço - Trainner em Eneagrama certificada em EPTC (Enneagram Professional Training Certification), - que estará em Manaus ministrando um Workshop sobre o tema. 

Dan: Sissa, como você define o Eneagrama?

Sissa: Como um sistema que nos permite ver e entender melhor quem somos e também quem são os outros.  Eu defino como um portal para o autoconhecimento. O Eneagrama deixa claro nossos pontos fracos e nossos pontos fortes. O Eneragrama nos indica como lidar com os problemas mais profundos de nossa alma. 

Foto: Divulgação

Dan: O que é o Workshop Eneagrama – A Geometria Sagrada?

Sissa: O WS Eneagrama é uma forma prática e vivencial para você conhecer de fato o que é o Eneagrama, os 9 principais tipos de personalidades e as influências que cada um desses tipos tem em nossa vida. Trata de um programa rápido que nos permite a compreensão de si e do outro, abrindo para uma jornada profunda de autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e interpessoal, orientando para o crescimento psicológico e espiritual.

O WS é teórico-vivencial com 25h de duração, onde uma parte será conteúdo teórico sobre o Eneagrama e os 9 tipos de personalidades e outra parte com vivências experienciais das 9 energias específicas, por meio de músicas, movimentos de corpo e movimentos na Mandala Energética do Eneagrama. 

Dan: Como podemos fazer para descobrir o nosso Enagrama?

Sissa: Atualmente há muitos testes na internet, em apps e livros sobre o Eneagrama das Personalidades.

Os testes servem para aguçar a nossa curiosidade sobre quem realmente somos mas a confirmação vem a partir do momento em que você entra e caminha na mandala energética do Eneagrama. O campo energético vai se formar e te dar a confirmação.

O caminhar sobre a Mandala permite ao participante sentir e vivenciar as energias das 9 estações, o que o ajuda na compreensão de si, do outro e na construção do seu próprio conhecimento sobre cada um dos eneatipos.

No Workshop Eneagrama - A Geometria Sagrada, o participante identificará seu eneatipo por meio de conteúdos sobre cada um dos eneatipos, vivências e experiências das 9 energias específicas de cada uma das 9 estações da Mandala.  

Dan: Você poderia dar uma breve descrição sobre esses 9 tipos?

Sissa: Perfeitamente! Mas deixo claro que será uma descrição bem superficial. Realmente é necessário vivenciar o processo, entrar e caminhar na mandala energética do Eneagrama para entender a profundidade desse sistema de autoconhecimento. Mas vamos lá!

Foto: Divulgação

Tipo 01 – PERFECCIONISTA

Pode liderar pela integridade e pelo bom senso OU sucumbir ao perfeccionismo e ao ressentimento. As pessoas do Tipo 1 são ágeis, práticas exigente e realizadoras. O vício emocional é a Raiva que atua de forma inconsciente devido à sobrecarga de fazer, até além do que se pode.

Tipo 02 – AJUDANTE

Pode brilhar pela generosidade e pelo poder de cura OU ver-se obrigado a lutar contra a adulação e a possessividade. As pessoas do Tipo 2 são emotivas, empáticas, conquistadoras, que sabem como conseguir o que querem das pessoas. O vício emocional é o Orgulho, que é justificado com a atitude solícita e bem-intencionada. Indivíduos assim apresentam um comportamento baseado na sensação de autossuficiência e poder.

O nome Ajudante ou Prestativo é devido à sensação, capacidade e à atitude de assumir e cumprir responsabilidades. São pessoas hábeis nas relações, por isso muito queridas.

Tipo 03 – VENCEDOR

Pode tornar-se um inspirador exemplo de excelência e autenticidade OU buscar o sucesso e o status a qualquer custo. As pessoas do Tipo 3 são voltadas para a ação e o planejamento, buscando reconhecimento. Têm uma visão mercantilista, direcionada para o sucesso. O vício emocional é a Vaidade, que se manifesta com atitude progressista e autoimagem eficiente.

Foto: Divulgação

Tipo 04 – INTENSO

Pode ser um modelo de criatividade e intuição OU cair na irritabilidade e na afetação. O Tipo 4 é emotivo, sensível ao ambiente e emocionalmente instável. A sua sensível percepção emocional faz dele uma pessoas que vê o que a maioria não vê. O vício emocional deste tipo é a Inveja, que se reflete em insatisfação.

Tipo 05 – ANALÍTICO

Pode demonstrar inventividade e intelecto visionário OU torna-se cada vez mais isolado e excêntrico. O tipo 5 é centrado na mente, tem sede de conhecimento e é bem racional. O vício emocional deste tipo é a Avareza que atua em sua atitude pouco expressiva e autoimagem lógica, precavida e prudente.

Tipo 06 – PRECAVIDO

Pode ser um exemplo de coragem e lealdade OU ter de lutar contra a ansiedade e a rebeldia. O Tipo 6 é voltado para a ação ou emoção, visando o controle. São atentos e desconfiados, atiram-se às situações de improviso. O vício emocional é o Medo, se expressando na autoimagem de precavido e realista. O nome Precavido vem da atitude desconfiada e alerta.

O medo no tipo 6 se manifesta tornando-o ansioso, desconfiado, fazendo com que prefira o conhecido e que veja os outros como ameaça.

Tipo 07 – OTIMISTA

Pode ser um indivíduo ardente e realizado OU deixar-se deter pela impaciência e impulsividade. As pessoas do Tipo 7 possuem agilidade mental para lidar com várias coisas ao mesmo tempo, priorizando o prazer. O vício emocional deste tipo é a Gula, refletindo em atitude entusiasta e autoimagem de improvisador e divertido. O nome Sonhador vem da grande quantidade de idéias, sonhos e planos, por vezes utópicos.

Tipo 08 – PODEROSO

Pode ser um líder forte e magnânimo OU controlar e intimidar as pessoas. O Tipo 8 têm uma facilidade em mandar e liderar e são voltados à realização. O vício emocional desse tipo é a Luxúria, expressa com atitude dominadora e autoimagem realizadora. Tudo ao redor do tipo 8 tem que ser intenso e desafiador. O nome Poderoso ou Confrontador vem do fato que quando este tipo quer algo, expressa-se de forma direta, objetiva e contundente.

Tipo 09 – MEDIADOR

Pode aglutinar as pessoas e sanar conflitos OU controlar e intimidar as pessoas. O indivíduo do Tipo 9 é mediador, priorizando o bem comum. O vício emocional é a Indolência, enrustida em atitude tranquila e autoimagem conciliadora. O nome Mediador ou Preservacionista vem da busca de se autopreservar, manter o status, evitar o conflito em prol da paz, do sossego e da tranquilidade.

Os pontos negativos deste tipo se revelam através de postura apática e passividade que desenvolve como uma forma de anestesia para não sofrer com os problemas da existência e dificuldades da realidade. Essa postura torna o tipo 9 um indivíduo manipulável e influenciável que se adapta ao ambiente para evitar conflitos.

Foto: Divulgação

Dan: Como o Eneagrama pode ajudar no desenvolvimento pessoal?

Sissa: O eneagrama é uma janela por onde podemos olhar, observar e entender melhor nossos traços, tendências e mecanismos psicológicos. Compreender com mais clareza nosso padrão de pensamentos, nossos padrões emocionais e comportamentais, e assim, passamos a entender melhor a nossa relação conosco, com os outros e com a existência. E assim podemos, de forma segura e consciente, realizar todas as mudanças necessárias para que tenhamos uma vida mais plena e gratificante.

Sissa Lourenço

Trainner em Desenvolvimento Humano certificada pela pela Iluminatta – Escola de Transformação e pela Experiência de Sucesso / Success Resources. 

Trainner em Eneagrama certificada em EPTC (Enneagram Professional Training Certification), como Eneacoach - Coach com Eneagrama, Hipnose Ericksoniana e PNL inicial pela Iluminatta - Escola de Transformação.

Participou de vivências por 4 anos diretamente com Cláudio Naranjo pela Escola SAT e, também, com Pe. Domingos Cunha – IESh: Instituto Eneagrama Shalom.

Terapeuta em Cosmologia Transpessoal pelo Instituto Rex Thomas, Reiki Usui e Reiki Han.

Bacharel em Administração de Empresas pela UCB – Universidade Católica de Brasília, com Especialização em Gestão em Negócios pela FDC.

Veja mais notícias sobre Dan Holanda.

 

Comentários: 1

Neide da Silva Porto em Sexta, 09 Abril 2021 20:35

Como descobrir meu eneagrama e o animal de poder?

Como descobrir meu eneagrama e o animal de poder?
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/