Público poderá visitar (de graça) os navios da Marinha e Parada Naval neste fim de semana, em Manaus

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), realizará visitação pública aos Navios e Parada Naval, neste fim de semana (8 e 9), em comemoração ao 154º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. As exposições serão realizadas em Manaus.

No sábado (8), estarão abertos para visitação pública o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro, Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Amapá e o Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) Rio Branco.

Foto: Divulgação/Marinha do Brasil

A visitação acontecerá no horário de 9h às 16h, no Cais do Roadway, localizado na Rua Taqueirinha, 25, Centro de Manaus. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as instalações dos navios, a rotina marinheira, além das atividades da Marinha na Amazônia Ocidental.

Já no domingo, às 10h, os manauaras poderão assistir à Parada Naval com os Navios do Com9ºDN, no Rio Negro, em frente a Praia da Ponta Negra.

Exposição estática da aeronave

O 3° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-3) realizará, também no domingo (9), de 10h às 16h, exposição estática de uma aeronave modelo Esquilo, no calçadão da Praia de Ponta Negra, em Manaus. A exposição faz parte da comemoração do 154º Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha.

O EsqdHU-3, conhecido como “Esquadrão Tucano”, é uma unidade aérea da Marinha do Brasil, subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, com sede em Manaus. Opera com aeronaves UH-12 Esquilo e já soma mais de 33.000 horas de voo na região amazônica, ao longo de 25 anos de existência.

Data magna

O dia 11 de junho é considerado a Data Magna da Marinha do Brasil e rememora a histórica Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida em 1865, durante a Guerra da Tríplice Aliança. O evento é considerado como um dos mais importantes da história do Brasil, pois foi o ponto de inflexão da Campanha Militar que culminou com a vitória aliada.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade