Manaus 30º • Nublado
Quarta, 17 Abril 2024

Projeto Jovem Protagonista promove curso gratuito de capacitação a jovens de Cuiabá

O projeto Jovem Protagonista do Novo Milênio (JPRO), contemplado no Edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), estendeu o prazo de inscrições para o dia 15 de março. O curso tem como objetivo realizar capacitações orientativas para o público infantojuvenil, entre 13 e 17 anos de idade, especialmente para aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social em Cuiabá. A inscrição é gratuita e pode ser realizada AQUI.

O curso ocorrerá entre os dias 16 a 18 de março, totalmente online e com duração de aproximadamente 12 horas. Ao final do curso os alunos receberão o certificado de participação. As aulas estão divididas em três módulos, que abordarão temas como autoimagem, autorresponsabilidade e autoestima; vocação e orientação profissional; e despertar a consciência das oportunidades na economia criativa por meio dos segmentos de sua cadeia produtiva e eixos de atuação.

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

De acordo com a professora, Ana Eliza Lucialdo, proponente do projeto, ao despertar esses jovens para a escolha profissional, por meio da orientação adequada, muitos novos líderes e empreendedores devem surgir.

"Queremos ampliar as perspectivas dos jovens cuiabanos. O conhecimento e orientação que o JPRO proporcionará, visa despertar nossos alunos para além de consumo de conteúdo nas redes sócias. Vamos apresentar as oportunidades da nova economia e as novas profissões advindas do ciberespaço, das novas tecnologias", explica Ana Lucialdo.

Integrante da equipe, a professora e psicóloga, Jackeline Caparossi, destaca que por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) as crianças e os adolescentes passaram a ser considerados cidadãos de direito em nosso país.

"Muitos jovens ainda desconhecem seus direitos e se encontram em situação de vulnerabilidade social. Pensando nesta situação o JPRO vem com a proposta de oferecer a esta população, conhecimento sobre as possibilidades relacionadas ao mercado de trabalho por meio das tecnologias atuais, e o empoderamento através do autoconhecimento e orientação profissional", pontua Jackeline Caparossi.

Além das aulas, treinamentos e orientação profissional, o evento contará ainda com o lançamento do site Mistura Cultural e do livro "Se o vento levou, o Whats prantchou?!", da professora doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO-UFMT), Aline Wendpap e apresentações de cases de sucesso de jovens protagonistas de Cuiabá.

Veja mais notícias sobre NotíciasMato Grosso.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 18 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/