Projeto ‘Manaus Verde’ anuncia construção de novo Centro de Produção de Mudas

O atual “viveiro” fica nas dependências do Instituto Federal de Educação (Ifam), no bairro Zumbi e  tem uma produção diária de mil mudas

Em reunião entre parte da equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade  (Semmas) e o secretário Antonio Ademir Stroski, na tarde desta sexta-feira, (19), foi anunciada a construção do novo Centro de Produção de Mudas, como parte do projeto ‘Manaus Verde’.

Atualmente, o centro está instalado nas dependências do Instituto Federal de Educação (Ifam), no bairro Zumbi, zona Leste da capital amazonense. O “viveiro”, como o local é popularmente conhecido, tem uma produção diária de mil mudas, que por conta da pandemia estão sendo plantadas em espaços públicos da cidade.

Além do novo Centro de Mudas, o “Manaus Verde” tem a meta de plantar 10 mil mudas de árvores. Foto: Keynes Breves / Semmas 

De acordo com o titular da Semmas, a construção do novo centro está entre as metas do “Manaus Verde”, projeto de arborização e paisagismo.

“Uma das estratégias para implementar um plano de arborização consistente e amplo, que alcance todas as regiões da cidade e das comunidades do entorno de Manaus, é a implantação de um adequado sistema de produção, distribuição e plantio das nossas espécies nativas, portanto, precisamos de uma unidade apropriada às características do nosso município e em sintonia com as metas do prefeito David”, aponta.

Além do novo Centro de Mudas, o programa “Manaus Verde” tem, entre as metas para 2021, o plantio de 10 mil mudas de espécies arbóreas; no mínimo, a produção de 250 mil mudas de espécies frutíferas, ornamentais e medicinais; além da doação de 100 mil mudas de plantas arbóreas e frutíferas à população e instituições. As metas de plantio serão crescentes para os próximos anos, até que tenhamos índice expressivo de arborização.

O projeto “Manaus Verde” visa ainda implantar, este ano, a doação itinerante de mudas nos bairros de Manaus, que faz parte da estratégia da prefeitura de levar os manauaras a contribuírem com a arborização e o paisagismo da cidade, estimulando a necessidade de preservar e cuidar das espécies plantadas.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Peças europeias dos séculos 18 e 19 são encontradas durante obras em praça no Amapá

Arqueólogos encontram as peças em escavações na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Macapá. Objetos serão estudados por pesquisadores da Unifap.

Leia também

Publicidade