Programação celebra 401 anos de fundação de Belém

Nesta quinta-feira, (12), a capital paraense comemora 401 anos de fundação e, para marcar a data, uma vasta programação foi organizada pela Prefeitura de Belém e parceiros. Os festejos incluem missa celebrada pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira; bolo de aniversário e entrega de medalhas.

A programação terá início às 8h, com missa solene na Catedral da Sé, no bairro da Cidade Velha. Em seguida, a comunidade evangélica da Assembleia de Deus dará um abraço de oração e gratidão por Belém, em frente ao Palácio Antônio Lemos. Na sequência, acontecem os parabéns e corte do bolo às 10 horas, no complexo do Ver-o-Peso.

Foto: Diego Oliveira/Portal Amazônia
O evento será realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), e das secretarias municipais de Economia (Secon), Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan), com o apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e da Guarda Municipal (GMB).

De acordo com a coordenadora da Belemtur, Grazielle Carrera, a expectativa para o aniversário da cidade é grande, especialmente nos cuidados com o preparo do bolo. “Esse evento reúne belenenses e turistas, que estão ali para prestigiar um momento que é especial para a população. Há, inclusive, quem chegue durante a madrugada. Então nós procuramos fazer o melhor, com certeza”, afirma.

O bolo, que já virou tradição na festa da cidade e se torna alvo do desejo de quem passa pelo complexo, dessa vez, terá 16 metros de comprimento e recheio nos sabores de morango, framboesa, goiaba e baunilha. Ele será decorado com fotos do Ver-o-Peso e frutas naturais. A preparação é da panificadora Versales, em parceria com as empresas Moinho Rosa Branca e Ocrin.

Homenagens

A programação segue ao longo do dia com um culto evangélico, celebrado no Templo Central da Assembleia de Deus (às 16h30), e, às 18h, a entrega das medalhas do mérito “Francisco Caldeira Castelo Branco” e “Comemorativa ao Aniversário de Belém”, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

Ainda em comemoração ao aniversário de Belém, no domingo, (15), a Fundação Amazônica de Música (FAM) apresenta, ao ar livre, o espetáculo “Vale Música Celebra Belém” (com a presença do Coral, do Grupo de Percussão e da Banda Sinfônica Vale Música), na Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique, às 10 horas.

Confira a programação completa:
12 de janeiro, quinta-feira:

8h – Missa solene, celebrada por Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém, na Igreja da Sé.

9h30 – Abraço de oração e gratidão por Belém, promovido pela Assembleia de Deus, em frente ao Palácio Antônio Lemos.

10h – Parabéns e bolo comemorativo, no Ver-o-Peso.

16h30 –  Culto evangélico, na Assembleia de Deus – Templo Central.

18h – Solenidade de entrega das medalhas do mérito “Francisco Caldeira Castelo Branco” e “Comemorativa ao Aniversário de Belém”, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia.

15 de janeiro, domingo:

10h – A Fundação Amazônica de Música (FAM) apresenta, ao ar livre, o espetáculo “Vale Música Celebra Belém”, na Praça da República, ao lado do Teatro Waldemar Henrique.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade