Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Programa oferece fisioterapia respiratória a pacientes pós-Covid

Para oferecer fisioterapia respiratória a pacientes recuperados da Covid-19 e que apresentam sequelas, o programa 'RespirAR' foi lançado nesta quinta-feira (25) com atendimento de 23 pacientes no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), localizado na Vila Olímpica de Manaus, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste.

A iniciativa é fruto de parceria entre a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). O FPS é responsável por enviar os pacientes e a Faar, com seus profissionais e estagiários da área de fisioterapia, de executar o tratamento fisioterapêutico.

Para esse lançamento, foram avaliadas pessoas recuperadas do vírus da Covid-19, mas com problemas respiratórios ou outras sequelas que podem ser tratadas a partir da fisioterapia. Eles passarão por 10 sessões, em média, que ocorrerão de segunda a sexta-feira, pela manhã de 8h às 11, e pela tarde de 14h às 17h.

O coordenador de fisioterapia do programa, Adson Duarte, explicou como será feito esse atendimento. "Nós fazemos uma avaliação preliminar no paciente e todas as sessões serão monitoradas por um profissional de fisioterapia, junto com um acadêmico, e vamos verificando a saturação do oxigênio, com um oxímetro de dedo, que é um processo importante para que não haja intercorrências", contou Adson.

"A maioria dessas pessoas chegam com sequelas pulmonares, então nós vamos realizar alguns exercícios respiratórios para uma reexpansão pulmonar, associado a uma atividade aeróbica. Nosso objetivo é fazer com que esse paciente volte, o mais rápido possível, a sua rotina diária", completou.

Os pacientes passão por 10 sessões, em média.  Foto: Mauro Neto/ Faar

Tratamento pós- Covid

O diretor técnico da Faar, Francisco Edson Marques, destaca que o programa nasce para dar continuidade às ações do Governo do Estado com esses pacientes recuperados.

"Nós já tínhamos um espaço, que é o Ctara, contratamos alguns fisioterapeutas e, também, contávamos com alguns estagiários dessa área no nosso quadro de funcionários. Diante disso, adquirimos os materiais necessários e iniciamos essa ação", comentou Edson, que contou ainda como está o trabalho entre FPS e Faar no "RespirAR".

"Vale destacar que nós, Faar, não estamos recebendo inscrições ou cadastro de pacientes. Esse trabalho está sendo realizado em parceria com o FPS. Eles nos enviam uma planilha com esses nomes e nós vamos realizando o atendimento. À medida que eles vão alcançando a alta da fisioterapia, nós informamos o FPS e eles já nos enviam novas pessoas para o tratamento", finalizou.

Veja mais notícias sobre NotíciasAmazonas.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/