Sidebar Menu

Manaus 30º • Nublado
Domingo, 18 Abril 2021

Programa lança editais com mais de 30 mil vagas de estágio e capacitação profissional no Maranhão

Para oportunizar capacitação a jovens e também a adultos, o Governo do Maranhão lançou o edital do programa Maranhão Profissionalizado. Este ano, a iniciativa prevê 30.900 vagas em cursos de educação profissional, idiomas e projetos de incentivo ao trabalho e empreendedorismo individual ou coletivo. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A iniciativa é uma estratégia da gestão estadual, que cria oportunidades de profissionalização em várias áreas, para formação integral e profissional de adolescentes, jovens e adultos maranhenses. O foco é capacitar para geração de emprego e renda, além de fortalecer potenciais econômicos locais e regionais do Estado.

Diversas ações do programa foram iniciadas em fevereiro, como audiência pública em Barreirinhas, envolvendo comunidade e setor turístico, para diálogo e seleção dos cursos a serem ofertados na Unidade Vocacional IEMA Idiomas – Barreirinhas, que será implantada ainda neste semestre.

Foto: Divulgação / Governo do MA

Ainda, gravações de vídeos-aulas e elaboração de material pedagógico para oferta de sete mil vagas em curso de Língua Inglesa, na modalidade à distância – EAD, pela Plataforma Maranhão Profissionalizado. E por fim, o lançamento do edital do IEMA Idiomas – São Luís, com 528 vagas para a capital, nos níveis do Inglês Básico, Intermediário e Avançado.

O titular da Seduc, Felipe Camarão, pontuou que "o governador sempre fala que a educação é o melhor caminho de oportunidades e garantia de igualdade e, mesmo neste tempo de crise, continua investindo forte e temos ciência de que o Maranhão só pode se desenvolver de forma sustentável, pela educação", disse. O Maranhão Profissionalizando agrega formação profissional e auxílio financeiro ao estudante.

Na lista de ações do Maranhão Profissionalizado está a oferta de oficinas e cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) nas Unidades Vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), voltadas para comunidade. Também, profissionalização na rede estadual de ensino em tempo integral – Unidades Plenas do IEMA e Centros Educa Mais – para responsáveis dos alunos, com foco na empregabilidade.

O programa agrega ainda o projeto IEMA nas Comunidades, oferecendo cursos de qualificação profissional em comunidades pertencentes a municípios maranhenses com número populacional relevante. Oferta, ainda, cursos de idiomas à comunidade e ações complementares à qualificação profissional por meio do projeto Mais Renda.

Veja mais notícias sobre EconomiaMaranhãoNotícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 18 Abril 2021

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/