Programa lança editais com mais de 30 mil vagas de estágio e capacitação profissional no Maranhão

A iniciativa cria oportunidades de profissionalização em várias áreas, para formação integral e profissional de adolescentes, jovens e adultos maranhenses

Para oportunizar capacitação a jovens e também a adultos, o Governo do Maranhão lançou o edital do programa Maranhão Profissionalizado. Este ano, a iniciativa prevê 30.900 vagas em cursos de educação profissional, idiomas e projetos de incentivo ao trabalho e empreendedorismo individual ou coletivo. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A iniciativa é uma estratégia da gestão estadual, que cria oportunidades de profissionalização em várias áreas, para formação integral e profissional de adolescentes, jovens e adultos maranhenses. O foco é capacitar para geração de emprego e renda, além de fortalecer potenciais econômicos locais e regionais do Estado.

Diversas ações do programa foram iniciadas em fevereiro, como audiência pública em Barreirinhas, envolvendo comunidade e setor turístico, para diálogo e seleção dos cursos a serem ofertados na Unidade Vocacional IEMA Idiomas – Barreirinhas, que será implantada ainda neste semestre.

Foto: Divulgação / Governo do MA

Ainda, gravações de vídeos-aulas e elaboração de material pedagógico para oferta de sete mil vagas em curso de Língua Inglesa, na modalidade à distância – EAD, pela Plataforma Maranhão Profissionalizado. E por fim, o lançamento do edital do IEMA Idiomas – São Luís, com 528 vagas para a capital, nos níveis do Inglês Básico, Intermediário e Avançado.

O titular da Seduc, Felipe Camarão, pontuou que “o governador sempre fala que a educação é o melhor caminho de oportunidades e garantia de igualdade e, mesmo neste tempo de crise, continua investindo forte e temos ciência de que o Maranhão só pode se desenvolver de forma sustentável, pela educação”, disse. O Maranhão Profissionalizando agrega formação profissional e auxílio financeiro ao estudante.

Na lista de ações do Maranhão Profissionalizado está a oferta de oficinas e cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) nas Unidades Vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), voltadas para comunidade. Também, profissionalização na rede estadual de ensino em tempo integral – Unidades Plenas do IEMA e Centros Educa Mais – para responsáveis dos alunos, com foco na empregabilidade.

O programa agrega ainda o projeto IEMA nas Comunidades, oferecendo cursos de qualificação profissional em comunidades pertencentes a municípios maranhenses com número populacional relevante. Oferta, ainda, cursos de idiomas à comunidade e ações complementares à qualificação profissional por meio do projeto Mais Renda.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade