Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Produção audiovisual apresenta cena graffiti e arte de rua em Manaus

De lugares isolados, onde a floresta é inspiração, até os muros das favelas, Manaus é cenário do documentário "Os Traços Urbanos da Floresta", um convite ao público para conhecer os artistas que colorem a cidade. A produção está disponível no Youtube

Num formato de obra colaborativa, o documentário nasceu da conversa entre o fotógrafo e videomaker Homero Lacerda e o graffiteiro Arab, codinome de Rogério Arab, que tem uma trajetória madura e produtiva na ampliação da cena amazonense.

Os artistas constataram que o graffiti como arte e estilo de vida em volta da Arte de Rua tem pouca, ou quase nenhuma, documentação. A produção acompanhou os artistas em seus "corres" artísticos pela cidade. 

O artista Raiz Campos conta como o graffiti consegue atrair os jovens e afastá-los do crime. Foto: Divulgação

Presença feminina e periférica - Débora Erê, Lore Paes, Gaby, e Zet trouxeram teor representativo para a obra, mostrando as dificuldades, maternidade e machismo dentro dessa cultura que vem se reinventando conforme sua expansão.

Um mural também foi produzido durante as filmagens e contou com a participação de Rosie, Biels e Smith.

Além do graffiti, o documentário investiga as diversas vertentes da arte de rua como pixo, bomb e stickers. Foram entrevistados os artistas Paradise, Zet, Arab, Liu, Olhinho, Gnos, Alessandro Hipz, Raiz, Máfia, Nixon e Knort.

O artista Raiz Campos conta como o graffiti consegue atrair os jovens e afastá-los do crime nas comunidades. A função social e transformadora do elemento é um dos aspectos da obra.

"É muito mais que pintura ou material, o graffiti tá numa questão de atitude, de se expressar publicamente, ele tem essa categoria de democratizar a arte, de trazer a arte pra todo mundo ver", ressalta Raiz Campos, grande expoente da arte.

O documentário "Os traços urbanos da floresta" foi premiado pela Lei Aldir Blanc - Conexões Culturais 2020, da Prefeitura de Manaus.

A produção também mostra a realidade das mulheres no grafitti. Foto: Divulgação

Veja mais notícias sobre Notícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/