Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Praças da Saudade, Matriz e Remédios já têm torneiras públicas instaladas

Quatro pontos no Centro Histórico de Manaus receberam, no início desta semana, a instalação de torneiras para a higienização de pessoas em situação de rua, em prevenção ao novo coronavírus. As pias foram instaladas por meio de uma parceria com a empresa Águas de Manaus. A Covid-19 já infectou mais de 4,3 mil pessoas em todo o estado, com 2,8 mil apenas em Manaus, conforme boletim desta terça-feira (28).

As praças da Saudade, da Matriz, dos Remédios e o calçadão da Manaus Moderna receberam as primeiras torneiras na última semana. Uma outra unidade foi instalada na sede da Águas de Manaus, no bairro Aleixo, zona Centro-Sul. Nos próximos dias, serão entregues as pias das praças da Polícia, Congresso e Nossa Senhora de Nazaré, esta última no bairro Adrianópolis. Em dez dias, a estimativa é de que 12 locais tenham 14 torneiras públicas na cidade.

Foto: Divulgação
O diretor-executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto, destacou a parceria com a prefeitura e a importância da instalação dessas estruturas para uso público durante a pandemia do novo coronavírus, causador da doença Covid-19. "A prefeitura nos procurou para que pudéssemos instalar torneiras em 14 pontos da cidade e, assim, os moradores de rua pudessem fazer a higiene das mãos, muito importante nesse momento de pandemia", disse.

Nos locais definidos, a estrutura montada é de pia com torneira e dispensador de sabão. Um cartaz informativo foi afixado com o passo a passo da higienização correta das mãos. "Nós montamos uma estrutura em que as pessoas conseguem acionar o sistema de água sem tocar efetivamente no local, fazendo a higiene das mãos sem o risco de contágio da doença", explicou. Trata-se de um lavatório com acionamento da torneira pelo joelho, em botão localizado na parte inferior da pia.

Fiscalização

A instalação das pias feita pela Águas de Manaus tem o acompanhamento da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e se concentrará em áreas de maior circulação de pessoas em situação de rua.

"Todo o acompanhamento técnico das instalações e do uso dessas torneiras está sendo fiscalizado e monitorado pela Ageman. Os lugares foram mapeados, pois concentram um número expressivo de pessoas em situação de rua e nós vamos estar em alerta quanto ao uso desse serviço, que vem para ajudar a população nessa importante fase de combate ao novo coronavírus", disse o diretor da Agência Reguladora de Serviços Delegados do Município (Ageman), Fábio Alho.

No total, serão instaladas 14 torneiras públicas, nos seguintes locais:

  • Calçadão da Manaus Moderna (2),
  • Praça da Matriz (2)
  • Praça dos Remédios (2)
  • Praça da Saudade
  • Praça Chile
  • Praça Nossa Senhora de Nazaré
  • Praça da Polícia
  • Praça do Congresso
  • Rua Ferreira Pena, nas proximidades da Semasc
  • Sede da Águas de Manaus, no bairro Aleixo
  • Avenida Paraíba (em ponto a ser definido).

Veja mais notícias sobre Notícias.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/