Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Parceria e integração: saiba o que foi debatido no 26º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

17612_0977467b-7a2d-35d4-1b61-f441dd6b4953
Os governadores da Amazônia Legal estiveram reunidos nesta semana, em Manaus (AM), para firmar parcerias institucionais junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para avanços e investimentos na segurança pública dos Estados. 

Somente nesta área foram assinados quatro convênios que preveem investimentos em equipamentos e ferramentas de inteligência. Os investimentos têm como objetivo fortalecer os órgãos de segurança com suas atuações nas áreas urbanas, preservação da floresta com combate aos crimes ambientais e na região de fronteiras.

"Todos os Estados da Amazônia Legal estão reunidos aqui em Manaus para debater e discutir os desafios de nossa região e também aproveitar para o lançamento, junto com o Ministério da Justiça, do Plano Específico de Segurança para a Amazônia. O objetivo é atender as cidades, mas também as comunidades tradicionais, os povos ribeirinhos, as fronteiras da Amazônia e, claro, cuidar e dar segurança para a nossa população",

explica o presidente do Consórcio Amazônia Legal (CAL) e governador do Pará, Helder Barbalho.
Foto: Divulgação/Agência Pará

Durante a reunião com os governadores, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, relatou que as ações demonstram o início de uma atuação mais articulada junto aos Estados Amazônicos. "Parceria e integração de ações, principalmente, já com repasses de recursos", afirmou o ministro. 

Projetos no segmento de Bioeconomia

Durante a reunião também foi assinado um acordo de cooperação técnica para estabelecer uma agenda de desenvolvimento regional, com foco em projetos no segmento de bioeconomia e na estratégia Rotas de Integração Nacional, com todos os nove Estados da Amazônia Legal, bem como a elaboração dos Planos Estaduais para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (PDIFFs), sendo estes elaborados com os sete Estados localizados na área de fronteira (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima). 

Foto: Divulgação/Agência Pará

Desenvolvimento integrado 

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado por nove Estados, que ocupam 59% do território brasileiro e abrigam mais de 29,3 milhões de pessoas.

Sua missão é acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais. O Consórcio visa ser referência global em articulação, estratégia e governança, para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030. 

Veja mais notícias sobre AmazôniaPolítica.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/