Manaus 30º • Nublado
Quinta, 25 Abril 2024

Pimenta Baniwa e Cupuaçu são destaques de marca nacional de chocolates

Pimenta Baniwa e Cupuaçu são destaques de marca nacional de chocolates

Seguindo o conceito "mais cacau, menos açúcar", a marca brasileira de chocolate e café Dengo apresenta dois ingredientes típicos da Amazônia em sua carta de "quebra-quebras", o cupuaçu e a pimenta Baniwa. Grandes placas de chocolate são vendidas a granel, onde o cliente escolhe a quantidade que desejar, diminuindo o uso de embalagens plásticas.

Jaca com pimenta Baniwa em chocolate 70%. Foto: Divulgação/Dengo Chocolates

O cupuaçu figura em chocolate 65% junto à castanha de caju, que é da mesma família de oleaginosas que a castanha-do-pará, enquanto a pimenta Baniwa aparece em outra combinação com chocolate 70% e a jaca, fruta que é bastante presente também na região amazônica.

Lançada em 2017 para ser um negócio de impacto social, a Dengo tem ainda o compromisso de priorizar a relação com o pequeno e médio produtor – são 136 hoje.

Cupuaçu com castanha de caju em chocolate 65%. Foto: Divulgação/Dengo Chocolates

Amazônida Famosinha

Em 2018 a Irlanda recebera a primeira cerveja tendo a pimenta amazônica como ingrediente principal, intitulada "Baniwa Chilli" e produzida pela microcervejaria Hopfully Brewing, baseada em Dublin. Antes disso, a pimenta já tinha sido estrela em um episódio de "Chef's Table com Alex Atala", na Netflix.

Do tipo jiquitaia, o cultivo da pimenta Baniwa pelo povo de mesmo nome é milenar e de responsabilidade sobretudo das mulheres das tribos. Esse povo vive na região noroeste do estado do Amazonas, na Terra Indígena Alto Rio Negro, bem como em outras regiões da Amazônia Internacional, na Colômbia e Venezuela.

Entendido como um conjunto de saberes e modos de transmissão de conhecimentos que se relacionam, o Sistema Agrícola do Rio Negro foi declarado Patrimônio Cultural do Brasil pelo IPHAN, em 2010.

Alex Atala em passeio pelos rios da Amazônia. Foto: Reprodução/Netflix

Veja mais notícias sobre Variedades.

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/