Oficina dá dicas para incentivar famílias a falarem sobre crise climática com crianças

Evento online faz parte das ações realizadas pelo movimento Fridays for Future, que pede urgência e atuações voltadas à justiça climática

Na próxima sexta-feira (19), o movimento Fridays for Future (Sextas Pelo Futuro), idealizado pela jovem ativista sueca Greta Thunberg, realiza o ‘Dia de Ação Global pelo Clima’, para pedir urgência e ações voltadas à justiça climática, com atividades organizadas pelos jovens e também por famílias em todo o mundo. Por aqui, o programa Criança e Natureza, do Instituto Alana, em parceria com o Coletivo Famílias pelo Clima, realiza uma oficina virtual sobre como e quando falar da crise climática com as crianças. O evento é gratuito e será transmitido no canal do YouTube do Famílias pelo Clima, no dia 18 de março, às 19h.

Durante a oficina, serão pensadas as melhores maneiras para abordar esse tema desafiador, visando auxiliar as famílias a decidirem como e quando tratar o assunto sem gerar o que vem sendo chamado de eco-ansiedade. A oficina tem, ainda, o objetivo de levantar estratégias que possam levar as crianças a entender o desafio posto pela crise climática e trazer esperança e saídas concretas.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista

As mudanças climáticas já afetam bilhões de seres humanos, animais e biodiversidade, por isso, é fundamental fomentar um movimento construtivo, que permita que as crianças se conectem com a natureza pela vivência, que entendam sua potência e nutram afeto por ela. Só assim, e não pela via do didatismo ou da catástrofismo, será possível garantir um futuro climático seguro para todos, engajando os adultos (pais, mães, tios, avós e responsáveis) e crianças para agirem juntos.

Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Serviço
Quando: 18 de março, das 19h às 20h30
Canal: YouTube do Famílias pelo Clima
Inscrições gratuitas em https://bit.ly/comofalardeclima

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Aumento de 97%: Roraima recebe mais de 16 mil turistas internacionais e bate recorde em 2024

Se comparado aos visitantes de 2023, quando Roraima recebeu 8.259 turistas, o aumento foi de 97%. Dados são da Polícia Federal, Ministério do Turismo e Embratur.

Leia também

Publicidade