Ministério da Saúde lança ações de apoio para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estará em Manaus nesta segunda-feira (11) para a apresentação de ações de reforço ao plano de contingência para enfrentamento da Covid-19

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, estará em Manaus nesta segunda-feira (11) para a apresentação de ações de reforço ao plano de contingência para enfrentamento da Covid-19 do estado do Amazonas. As iniciativas serão anunciadas às 9h no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques com a presença de todos os secretários do Ministério da Saúde, do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima, do prefeito de Manaus, Davi Miranda, e demais autoridades locais.

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O objetivo do Ministério da Saúde é reforçar os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) frente ao cenário epidemiológico de Manaus. Entre as ações da pasta, estão a reorganização do atendimento nos postos de saúde e hospitais, o recrutamento de profissionais de saúde e a abertura de leitos de UTI, além do envio de equipamentos, insumos e medicamentos.

Manaus também será palco de um projeto-piloto que irá testar um novo método científico na Atenção Primária à Saúde (APS) para detectar casos de Covid-19. Por um aplicativo de celular – batizado de TrateCOV, profissionais de saúde irão utilizar um protocolo clínico para fazer um diagnóstico rápido da doença nos postos de saúde, através de um sistema de pontos que obedece rigorosos critérios médicos. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

Áreas de pecuária na Amazônia apresentam maior incidência de leishmaniose cutânea, mostra estudo

Dados foram coletados em mais de 500 municípios. Moléstia gera 50 mil casos anualmente em todo o mundo, e é uma das dez doenças negligenciadas que mais despertam preocupação entre autoridades médicas.

Leia também

Publicidade