Manaus 30º • Nublado
Quarta, 24 Abril 2024

Tocantins fica em segundo lugar no ranking brasileiro de queimadas

Tocantins fica em segundo lugar no ranking brasileiro de queimadas
Foto: Divulgação/Governo do Tocantins
Os focos de queimadas aumentaram e o Tocantins ocupa o segundo lugar no ranking brasileiro, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Até o dia 17 deste mês, o Estado estava na terceira posição com 719 focos, mas os números subiram. Do início do ano até este domingo (28), foram registrados 871 focos. Na lista, Tocantins fica atrás apenas do Mato Grosso, com 2.928 focos. As informações são do G1 Tocantins.

Ainda conforme os dados do Inpe, somente em maio foram 523 focos, mais da metade do registrado nos primeiros meses do ano. O comandante do Corpo de Bombeiros em Gurupi, major Thiago Franco Santana, informou que o período entre maio e novembro é o mais preocupante por causa da estiagem e das altas temperaturas.

Segundo o comandante, por causa disso, as chamas se espalham mais rapidamente. “Temos problemas em várias resgiões do Estado, mas principalmente na região do Jalapão e na região próxima à Ilha do Bananal, que são regiões com bastante vegetação propícia e pouca ocupação urbana, áreas bastante extensas que facilitam a propagação e dificultam o combate”.

Em 2016, o Tocantins também foi destaque no ranking de queimadas. Durante todo o ano, foram registrados 1.669 focos.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Quarta, 24 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/