Semas realiza soltura de mais 200 quelônios

O Dia Mundial da Tartaruga é comemorado anualmente em 23 de maio

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) registrou a soltura de mais de 200 quelônios no ano de 2020 e 2021 em Unidades de Conservação Estaduais, locais propícios para garantirem alimento, abrigo e também proteção da caça ilegal para esses animais. Foram 169 cágados, seres aquáticos que vivem em água doce e 43 jabutis, espécie terrestre.

Atualmente, estão catalogadas 260 espécies no mundo e no Brasil estão presentes 36. Os quelônios são répteis da ordem chelonia e, na evolução da espécie, foram os primeiros animais a apresentar carapaças ósseas e bicos cortantes, que substituem os dentes. Esses animais se alimentam de pequenos animais, folhas, frutos e sementes (onívoros).

Foto: Divulgação

 De acordo a Diretoria de Fiscalização Ambiental (DFISC), é de suma importância a devolução dos quelônios a natureza para não haver risco de extinção. “O trabalho da Semas garante para o meio ambiente um equilíbrio ecológico, repovoamento de áreas antropisadas, garantia da estoque faunísticos para as próximas gerações, evitando assim, extinção das espécies”, explicou a bióloga da DFISC, Solange Chaves.

O Dia Mundial da Tartaruga é comemorado anualmente em 23 de maio. Com o objetivo principal desta data é promover conhecimentos sobre as tartarugas, além de conscientizar as pessoas da importância em ajudar estes animais a sobreviverem e se desenvolverem.

Mediação de animais silvestres: A Semas atua como órgão mediador de animais silvestres, recebendo de forma voluntária e encaminhando para os hospitais veterinários da Universidade rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Pará (UFPA), para avaliação veterinária, após receberem alta, os animais são destinados para mantenedores ou reintroduzidos à natureza.

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade