Semas realiza soltura de dois animais silvestres em Unidade de Conservação

Durante a manutenção, os animais mantiveram o comportamento natural da vida selvagem

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, realizou nessa segunda e terça-feira (10 e 11), a soltura de dois animais silvestres, sendo um jupará (Potos flavus) e uma jaguatirica (Leopardus pardalis) em uma Unidade de Conservação Federal em território paraense.

Os mamíferos foram entregues de forma voluntária para a Diretoria de Fiscalização Ambiental (Difisc), que os encaminhou para o campus de Castanhal do Hospital Veterinário da UFPA, onde receberam tratamento veterinário por cerca de sete meses. Durante a manutenção, os animais mantiveram o comportamento natural da vida selvagem. “Esses animais já tinham as condições necessárias a reintrodução à natureza e com isso demos seguimento nos procedimentos de soltura. A equipe buscou o melhor lugar para realizar a ação em grande área florestal”, explicou Mônica Moreira, Diretora da Difisc.

 O jupará é um mamífero de hábito noturno que se alimenta de vegetais e de outros animais (onívoro). A espécie possui uma língua comprida, o que permite o consumo de frutos sem danificar as sementes, tornando-o um importante semeador natural. A espécie é arborícola (vive em árvores), sua cauda é usada como quinto membro e lhe proporciona agilidade em meio aos galhos de vegetação, o que o tornou ser conhecido popularmente como macaco-da-meia-noite.

A jaguatirica é um felino de porte médio e também possui hábito noturno. O animal tem potencial de predador e se alimenta de outros vertebrados (carnívoro).

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade