Seca: rio Madeira atinge menor cota da série histórica em Porto Velho

Anteriormente, a menor cota havia sido registrada em 2005, quando chegou a 1,63 metro.

Pescador no rio Madeira, em Porto Velho. Foto: Tiago Frota/Rede Amazônica RO

O rio Madeira atingiu a menor cota da série histórica da seca no dia 26 de setembro em Porto Velho (RO), quando atingiu o nível de 1,43 metro. Segundo a Defesa Civil, a estimativa é de que a seca se prolongue, pois não há previsão de um volume de chuva expressivo na cabeceira do rio.

Há quase um ano, o rio Madeira havia atingido a cota de 1,44 metro: o menor nível registrado em 17 anos, mas a marca foi superada na última terça. Anteriormente, a menor cota havia sido registrada em 2005, quando chegou a 1,63 metro.

Com 3.380 quilômetros de comprimento, o rio Madeira é o mais importante de Rondônia. O rio corta Porto Velho e serve de fonte de renda, morada e lazer ao município. 

Estado de alerta 

De acordo com a Defesa Civil, Porto Velho está em ‘estado de alerta’, mas caso o rio baixe para 1,22 metro, o município passa para ‘estado de emergência’.

Com as previsões indicando uma estiagem longa e intensa, uma reunião, composta por diversos órgãos, foi marcada para o dia 11 de outubro. 

Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade