Manaus 30º • Nublado
Terça, 23 Abril 2024

Rondônia, Mato Grosso e Amazonas lideram desmatamento consolidado na Amazônia Legal em 2015

Rondônia, Mato Grosso e Amazonas lideram desmatamento consolidado na Amazônia Legal em 2015
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgou nesta quarta-feira (28) o cálculo da taxa de desmatamento na Amazônia Legal no período de agosto de 2014 a julho de 2015. Segundo os dados, Rondônia, Mato GrossoAmazonas lideraram o aumento do desmatamento na região durante o período. Por outro lado, Roraima, Maranhão, Amapá, e Acre apresentaram redução da atividade. O resultado final do estudo computou uma taxa de 6.207 quilômetros quadrados (km²) de desmatamento por ano. O valor é 6,45% superior ao estimado em 2015, que foi de 5.835 km².O monitoramento é realizado pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes).
A tabela abaixo apresenta a distribuição da taxa de desmatamento nos estados da Amazônia Legal em 2015:A tabela abaixo mostra a distribuição da taxa de desmatamento na Amazônia Legal em 2014 e 2015, e a variação relativa:Sobre o Prodes

O Prodes realiza o monitoramento do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região. As informações são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas. Os satélites do projeto computam como desmatamento as áreas maiores que 6,25 hectares onde ocorreu remoção completa da cobertura florestal – o corte raso.

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/