Rondônia, Mato Grosso e Amazonas lideram desmatamento consolidado na Amazônia Legal em 2015

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgou nesta quarta-feira (28) o cálculo da taxa de desmatamento na Amazônia Legal no período de agosto de 2014 a julho de 2015. Segundo os dados, Rondônia, Mato GrossoAmazonas lideraram o aumento do desmatamento na região durante o período. Por outro lado, Roraima, Maranhão, Amapá, e Acre apresentaram redução da atividade. O resultado final do estudo computou uma taxa de 6.207 quilômetros quadrados (km²) de desmatamento por ano. O valor é 6,45% superior ao estimado em 2015, que foi de 5.835 km².O monitoramento é realizado pelo Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes).
A tabela abaixo apresenta a distribuição da taxa de desmatamento nos estados da Amazônia Legal em 2015:A tabela abaixo mostra a distribuição da taxa de desmatamento na Amazônia Legal em 2014 e 2015, e a variação relativa:Sobre o Prodes

O Prodes realiza o monitoramento do desmatamento por corte raso na Amazônia Legal e produz, desde 1988, as taxas anuais de desmatamento na região. As informações são usadas pelo governo brasileiro para o estabelecimento de políticas públicas. Os satélites do projeto computam como desmatamento as áreas maiores que 6,25 hectares onde ocorreu remoção completa da cobertura florestal – o corte raso.
Publicidade
Publicidade

Relacionadas:

Mais acessadas:

1° do Norte: autor amapaense Gian Danton recebe principal título dos quadrinhos no país

Com mais de 30 anos de carreira, Gian Danton consolida posição de Mestre do Quadrinho Nacional entre os principais nomes do país. Título é considerado o mais importante do Prêmio Angelo Agostini.

Leia também

Publicidade