Manaus 30º • Nublado
Domingo, 28 Abril 2024

Rio Madeira está perto de atingir cota mínima histórica em Porto Velho, indica CPRM

captura-de-tela-2022-09-22-as-10.20.3_20230903-170539_1

O rio Madeira chegou à marca dos 2,17 metros na última sexta-feira (1º), revelou o monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). De acordo com o órgão, a previsão para os próximos 15 dias é que o nível do rio continue baixando devido ao período de estiagem.

Um dado alarmante revelado no 29º Boletim de Monitoramento do Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Madeira, é que em Porto Velho, o rio "apresenta níveis abaixo do normal para este período do ano, com valores próximos das mínimas históricas".

Seca do rio Madeira em Porto Velho (2022) — Foto: Ruan Gabriel

No início de agosto, a Capitania Fluvial de Porto Velho emitiu uma portaria proibindo a navegação noturna devido à redução do nível do rio. A Marinha alerta que durante o dia é necessário ter precaução com bancos de areia e pedrais.

Está proibida também a navegação diurna para embarcações com calado superior a 3,5 metros, e para aquelas que transportam cargas perigosas e têm alto potencial poluidor, o calado máximo permitido é de 3 metros.

A Defesa Civil também faz alertas para que a população evite as praias que aparecem nas margens do rio Madeira, onde é comum aparecerem predadores como arraias, jacarés e cobras.

Veja mais notícias sobre Meio AmbienteRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/