Manaus 30º • Nublado
Sábado, 27 Abril 2024

Baixo nível do rio Madeira em Porto Velho restringe navegação noturna

A Defesa Civil Municipal tem intensificado o monitoramento sobre o nível das águas do rio Madeira em Porto Velho (RO). O gerente de Operações, Anderson Luiz, informou que o nível do rio segue baixando e agora entra em estado de alerta. 

Na semana passada, registrou 3,56 metros. Há três dias está com 2,98 metros e entrou em 'estado de atenção'. Desde o último dia 3 de agosto, a Delegacia Fluvial decretou proibição de navegação noturna.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Porto Velho

Uma preocupação comum neste período é em relação aos bancos de areia e pedras que costumam aparecer em alguns pontos do rio. "Quando o nível fica abaixo de 4 metros, a Capitania Fluvial publica portaria para restringir a navegação noturna de embarcações com calado superior a 2,20 metros. Agora que chegamos na segunda quinzena de agosto e ainda falta o mês de setembro todo. Isso agrava muito a situação nessa época de estiagem aqui em nossa região. A expectativa é que a situação comece a melhorar na segunda quinzena de outubro. Historicamente, a partir desse período, o nível do Madeira volta a subir, facilitando a navegação. Estamos dando continuidade na programação para ajudar as comunidades ribeirinhas com água potável e hipoclorito de sódio, caso tenha seca de poços amazônicos", declarou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Elias Ribeiro Barros, fala sobre os cuidados necessários no rio:

"Nossa preocupação é em relação às praias e barrancos que apresentam risco de desmoronamento, destacando que medidas de precaução e segurança devem ser adotadas por banhistas, pescadores e pelos moradores que residem próximo às margens do rio. Estamos atentos e pronto para agir em caso de emergência".


O monitoramento é feito a partir de informações repassadas por órgãos como a Agência Nacional de Águas (ANA), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Centro Nacional de Monitoramento de Alerta de Desastre Natural (Cemaden), que monitoram todas as áreas de risco. Em Porto Velho, de acordo com dados da CPRM, o rio Madeira chega à cota de atenção e a Defesa Civil Municipal segue realizando trabalhos intensos de monitoramento diários, verificando barrancos e orientando as comunidades ribeirinhas do alto, médio e baixo Madeira.

Em casos de emergência o telefone da Defesa Civil em Porto Velho é 199, das 8h as 18h. Plantão 24 Horas: (69) 98473 2112.


Veja mais notícias sobre Meio AmbienteRondônia.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/