Manaus 30º • Nublado
Sexta, 19 Abril 2024

Resgate: Tatu gigante ameaçado de extinção é encontrado com ferimentos no Tocantins

Resgate: Tatu gigante ameaçado de extinção é encontrado com ferimentos no Tocantins
Um tatu gigante foi resgatado pela Polícia Militar Ambiental na BR-153, em Paraíso do Tocantins, região central do Estado, nesta segunda-feira (27). O animal estava com escoriações. O Tatu Canastra é o maior da espécie e está ameaçado de extinção. Ele foi entregue ao Centro de Triagens de Animais Silvestres, onde receberá os cuidados necessários para depois ser devolvido ao habitat natural.  As informações são do G1 Tocantins. 
Foto: Divulgação/Polícia Militar Ambiental-TO
Praticamente todos todos os dias algum animal do cerrado é capturado pela polícia. "Constantemente a gente localiza, reconhe e dada essa falta de um ambiente natural e a ida destes animais para os centros urbanos, tendem a desaparecer. São animais em processo de extinção", explicou o tenente coronel da Polícia Militar Ambiental, Sólis Araújo.

O tatu canastra é uma das 207 espécies de animais silvestres ameaçados de extinção na fauna brasileira. É o maior tatu do mundo, podendo chegar a um metro de comprimento e pesar até 60 quilos. A carne é bastante cobiçada pelos caçadores, por isso está em extinção.

Ameaça

Além de animais nativos, o cerrado conta com mais de quatro mil espécies de plantas, que não existem em nenhum outro local do mundo. Mas esse bioma tão rico pode estar ameaçado, principalmente por causa do desmatamento. É o que aponta um estudo internacional, que prevê a extinção de um terço das espécies nativas do cerrado, nos próximos 30 anos. Notícia que preocupa os ambientalistas, já que algumas plantas só existem no Tocantins.

"O produtor rural tem o direito de uso da terra, mas por que ele não faz dentro da licença? Por que não fazer o licenciamento? A gente não impede que ele tenha a sua área de uso, porém a gente pede no mínimo, que ele mantenha a reserva legal e as APPs [Áreas de Proteção Permanentes] em ordem", argumentou a engenheira florestal do Naturatins, Thaline Rodrigues.

Há maneiras de preservar os biomas, sugere a engenheira: "Aqui no Tocantins ainda não é muito utilizado o ecoturismo, mas é uma forma de querer preservar o nosso bioma porque o cidadão, ele tendo acesso a isso, começa a entender a importância de preservar esse bioma tão importante".

Veja mais notícias sobre Meio Ambiente.

Veja também:

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Visitante
Sexta, 19 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/