Projeto da Emater irriga melancia com palitos de pirulito reaproveitados, no Pará
Um exemplo de sustentabilidade, engenho criativo e aproveitamento de material foi montado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. No local foram montados
Redação | Atualizado
Um exemplo de sustentabilidade, engenho criativo e aproveitamento de material foi montado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Nova Ipixuna, no sudeste do Pará. No local foram montados sistemas de irrigação por microaspersão para plantio de melancia com palitos de pirulito. A ideia da Emater é fortalecer a cadeia produtiva da melancia em nível comercial. Até então, o município precisa importar o fruto nos meses de menor produção.
Foto:Ascom/Emater Pará
A estrutura-piloto foi colocada sobre 3 mil covas plantadas em março em 0, 35 hectare na Fazenda Campo Verde, localizada na Vicinal dos Moura, no Km 46 da Rodovia PA-150. A colheita está prevista para setembro. Os palitos têm a finura ideal para mear e suavizar o gotejamento da água sobre as plantas, as quais não podem ser encharcadas. A água é captada de um riacho que existe na propriedade.
A ideia dos palitos, que costumam ser jogados fora depois de um pirulito ser consumido, foi inspirada no que já existe em outra propriedade. “A extensão rural é uma troca intensa e contínua de aprendizado. Na verdade, a gente, extensionista, aprende mais do que ensina. O agricultor é um professor para o cientista. Observamos o que o agricultor criou como solução para um problema e adaptamos dentro do contexto da engenharia”, disse o chefe do escritório local da Emater em Nova Ipixuna, o engenheiro agrônomo Genival Reis.
Foto:Divulgação
De acordo com Reis, ainda, o pacote tecnológico utilizado, além de reciclador, considera toda a redução possível de agrotóxico: “Não chegamos ao nível de um método agroecológico, mas podemos dizer que existe uma amenização significativa de defensivo químico, o que por si só já é um ganho expressivo em termos de impacto ambiental e de qualidade final do produto”, explicou.
saiba mais
Criação de Distrito Agroindustrial prevê 10 mil vagas de emprego direto, em Rio Preto da Eva
Cidades do MA com baixo IDH vão receber R$ 10 milhões para agricultura familiar
Seaf oferece plataforma com informações da agricultura familiar de Mato Grosso
MPF recomenda que 30% de compra da merenda escolar no AM seja proveniente de agricultura familiar
Demarcação de terras indígenas no governo Bolsonaro é alvo de investigação do MPF
Agricultura em reserva na Amazônia é mapeada com imagens das últimas três décadas
Em artigo de opinião publicado no site ECOA, o cientista Lucas Ferrante contestou a versão do governo do Amazonas e afirmou que a fumaça era proveniente de queimadas em municípios da área de influênci
O dispositivo pode ser utilizado para coleta em profundidade de efluentes hospitalares, industriais, em água de rios, pluviais, poços de água, entre outros.
Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://portalamazonia.com/
Comentários: